- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 06 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Lobão oficializa a posse da mina de Serra Pelada para Coomigasp

Mais Lidas

Em assembleia geral realizada na manhã de doming, 27, em Curionópolis, os garimpeiros remanescentes de Serra Pelada literalmente assinaram um cheque em branco à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), ao aprovarem, sem questionamento, as contas da entidade referente ao exercício de 2010, o que aconteceu por aclamação popular.

O evento teve a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quando se pronunciou em poucos minutos para um público estimado em 20 mil pessoas pela Polícia Militar. À tarde, o ministro se deslocou de helicóptero até Serra Pelada, onde em novo evento entregou o documento de posse à Comigasp, que agora é definitivamente a responsável pela exploração de Serra Pelada. A expectativa é de que em dezembro saia a primeira barra de ouro da mina.

Constam no quadro atual da Coomigasp 36.633 garimpeiros, sendo que 8.937 foram cortados do quadro social recentemente, após uma vistoria completa nas fichas cadastrais. Em tese, apenas os garimpeiros em dia com suas obrigações estatutárias terão direito a uma possível partilha dos lucros da exploração mineral mecanizada de Serra Pelada. O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, não toca no assunto partilha, que segundo ele ainda não está totalmente definida.

Adiantou, porém, que está sendo analisada a possibilidade de, no futuro, o garimpeiro ter acesso a uma parte dos lucros através de ações.

A Mina

O túnel de acesso à mina tem profundidade aproximada de 250 metros, mas é necessário pelo menos o dobro, para que sejam abertas as galerias por onde as máquinas vão trabalhar na retirada de material a ser “britado” e separado o ouro.

A exploração deve ser feita pela mineradora canadense Colossus Minerals, que celebrou contrato de extração com a Coomigasp em que 75% cabem à empresa e 25% à cooperativa. Durante a assembleia, porém, nada foi dito sobre como deve se dar o rateio do ouro que compete aos garimpeiros. A parceira é bastante questionada por diversas entidades ligadas aos garimpeiros remanescentes de Serra Pelada.

Para o maranhense José Cupertino Pinheiro, de 61 anos, “tudo não passa de política, pois não resolvem nada por nós. Elegemos deputados, governadores, senadores e agora até ministro, mas, pelo que vemos, a questão está longe de ser resolvida, estão nos matando no cansaço”.

Um destes políticos que os garimpeiros ajudaram a eleger é Edison Lobão, que, apesar dos mais de trinta anos envolvido com a luta dos garimpeiros, ainda não conseguiu resolver a questão.

Com a cessão do documento de posse, talvez tenha dado um passo importante para a causa, embora haja diversas entidades paralelas de garimpeiros que questionam na justiça a legitimidade da parceria entre Coomigasp e Colossus. (Diário do Pará)

- Publicidade -spot_img

4 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
vera

Me corta o coração ver meu pai ano após ano nessa expectativa…sendo ludibriado,induzido à contribuir por medo de perder direitos,velho,doente e as pessoas que estão no comando desta situação não se importam nem um pouco…como disse o sr José Cupertino Pinheiro (na matéria acima)Estão matando os garimpeiros de cansaço…

lucas

`´E verdade Vera, mas pelo menos o seu pai ainda é vivo, e me pegunto E o meu?
Será que nós como filhos vamos ter os direitos que nosso pai nos deixou? Acho muito dificil! os nossos governantes só pensam neles.

ELIEZER LUIZ JUCÁ SOARES

A derrubada da Cooperativa Mista de Garimpeiros de Serra Pelada-COMGASP pela gang chefiada por CURIÓ A MANDO DOS SEUS CHEFES E PATROCINADORES,QUE TODOS OS GARIMPEIROS SABEM QUEM SÃO!!! EM
VERDADEIRA OPERAÇÃO TERRORISTA, CRIME HEDIONDO ATÉ HOJE IMPUNE.
TUNGARAM O CNPJ DA COMGASP. MANOBRARAM NA MAIS DESLAVADA CORRUPÇÃO SOBRE OS LEGAIS REQUERIMENTOS AO DNPM DA COMGASP E
MAIS UMA SÉRIE DE MOVIMENTAÇÕES TÍPICAS DE MAFIOSOS. ESSES CANALHAS NÃO PERDEM POR ESPERAR,A JUSTIÇA SERÁ FEITA E OS DIREITOS DOS GARIMPEIROS ATRAVÉS DA LEGÍTIMA C O M G A S P,VIRÃO Á
TONA. AGUARDEM. ESTA É A VERDADE,SAUDAÇÕES,
ELEZER LUIZ JUCÁ SOARES

gpv

Para resolver esta questão, só montando campana dia e noite na MINA, pois tem LOBOS por aí e quem sabe, LOBÓES. Não dá mais para espera e acreditar nesses canalhas, digo todos os que enganam os GARIMPEIROS na sua grande maioria já senhores bem de idade!

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias