Connect with us

Pará

PARÁ: Mais de 18 milhões de animais devem ser vacinados em maio

Publicado

em

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano no Pará será lançada às 09h desta quarta feira (28), no Parque de Exposições do Entroncamento, com a presença da governadora Ana Júlia Carepa. A vacinação será realizada de 1º a 31 de maio no Estado, com exceção da região do Marajó, por causa dos alagamentos provocados pelo período de chuvas. O lançamento será transmitido em videoconferência, por meio do sistema Navegapará, para os municípios de Altamira, Itaituba, Santarém e Marabá.

Nos últimos cinco anos, o Pará aumentou em mais de 5% o índice de imunização do rebanho. A meta mínima exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%, mas o Estado conseguiu vacinar quase 98% do gado na última campanha de vacinação, realizada em novembro do ano passado. Nesta etapa deverão ser vacinados 18,5 milhões de bovinos e bubalinos. O restante do rebanho – cerca de 600 mil cabeças do Marajó – será vacinado de 15 de agosto a 30 de setembro.

Pré-requisito

Manter o índice elevado de vacinação contra a febre aftosa é pré-requisito básico para que o Pará avance na classificação da doença. Hoje, somente a área 1, que corresponde ao sul e sudeste do Estado, é considerada área livre com vacinação. A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) já solicitou ao Mapa auditoria para que a área 3, formada pelo Marajó, Baixo e Médio Amazonas, avance na classificação. “Nossa expectativa é de que até o final deste semestre alcancemos médio risco para a área 3”, disse o diretor geral da Adepará, Aliomar Arapiraca.

Para o avanço da área 2, que corresponde ao nordeste paraense, o processo inclui a sorologia do rebanho, que deverá ser realizada no próximo semestre. Se for aprovado pelo Mapa, todo o Pará poderá se tornar área livre de aftosa com vacinação e receber o certificado da Organização Internacional de Sanidade Animal durante a reunião da entidade, que será realizada em Paris (França), no mês de maio.

O centro sul paraense está há 11 anos sem registro de febre aftosa, mostrando que o Pará vem cumprindo o seu papel na defesa animal, mantendo um serviço de veterinária atuante, com presença em todos os municípios, e um sistema de informação adequado. Após cada etapa de vacinação, os produtores terão 15 dias para notificar os dados nos escritórios da Adepará em seus municípios.

Segundo Aliomar Arapiraca, uma ação estratégica realizada em parceria com o setor produtivo foi a estruturação dos escritórios regionais da Adepará, com a instalação de computadores e veículos, além da capacitação dos técnicos.

Ação básica

O georreferenciamento de mais de 93 mil propriedades rurais é uma das ações básicas para implantação da Guia de Transporte Animal Eletrônica (GTA). A meta seguinte é chegar à rastreabilidade do rebanho. O trabalho faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em junho 2009 pelo governo do Estado e Ministério Público Federal (MPF).

Durante o lançamento da campanha de vacinação serão entregues 10 lanchas para as regiões do Marajó, Xingu e Baixo Amazonas. As embarcações atuarão na fiscalização do transporte do gado pelos rios e no apoio às ações de sanidade dos animais.

A cerimônia terá a participação do secretário de Estado de Agricultura, Cássio Alves Pereira, do diretor geral da Adepará, Aliomar Arapiraca, e de produtores rurais. (Leni Sampaio)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Mercado Municipal em Morada Nova é inaugurado

Publicado

em

O Mercado Municipal de Morada Nova Lúcia Mendes foi entregue pela Prefeitura de Marabá, na sexta-feira (30), em meio a uma cerimônia que teve a presença do prefeito Tião Miranda, do vice Luciano Dias, do deputado federal Cristiano Vale, dentre outras autoridades políticas e lideranças comunitárias, inclusive a família da professora Lúcia Mendes, a homenageada. Os feirantes e comerciantes do mais novo equipamento público do distrito já iniciaram as atividades. 

“Aqui é um mercado que vai suprir as necessidades de Morada Nova e dessa região. É um mercado muito bom, com uma boa estrutura, estacionamento, acesso fácil. É mais um ganho pra Marabá, pra Morada Nova”, destaca o prefeito Tião Miranda. 

Luciano Dias, vice-prefeito, também enfatiza a valorização daquela região pela prefeitura que vem investindo em diversas frentes em Morada Nova, a exemplo da reforma do ginásio Erlon, e da pavimentação de ruas como a Piauí. 

“Esse todo faz parte de um plano de melhoramento das condições de Morada Nova que a prefeitura vem fazendo, aliado, a outras obras que vieram pra cá e estão em execução na região. Já reformamos todas as escolas com exceção da Arco Íris que em breve será reformada também, iluminação pública e asfalto”, salienta. 

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Bairros Cidade Nova e Bom Planalto recebem recuperação de vias

Publicado

em

A manhã desta segunda-feira (2) foi de muito trabalho para as equipes de recuperação de vias do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá). As máquinas, caçambas, motoniveladora e rolo compressor estavam a todo vapor no trabalho de manutenção de vias públicas.

De acordo com Nilton Amorim, responsável pelas equipes, o objetivo é permanecer durante toda a semana em um trecho entre os bairros Cidade Nova e Bom Planalto. “Estamos com a equipe nossa ideia é fazer a manutenção do máximo de ruas aqui na Cidade Nova e Bom Planalto”, disse.

Somente nesta segunda-feira (02), três ruas receberam os serviços, são elas: Vital Brasil, Manoel Abreu e Marechal Rondon. Em todas elas foram utilizadas aterro, retirada de entulhos e limpeza de meio-fio. As máquinas também realizaram a terraplanagem da pista recuperando alguns trechos danificados.

Os moradores ficaram satisfeitos com a realização dos serviços. De acordo com o morador Jair Sepulcro de Souza, muitos trechos estavam bastante difíceis de passar e alguns pontos os buracos apresentavam um risco para os motoristas e os ciclistas.

“Os serviços chegaram em boa hora porque aqui antes era muito ruim e estava ficando pior aqui tinha trecho que até de moto estava difícil e todos os vizinhos estão satisfeitos com as máquinas nas ruas”, disse Jair Sepulcro.

As máquinas devem continuar nos bairros até sexta-feira (06) com a finalização dos serviços de manutenção de ruas. (Victor Haôr / Fotos: Sérgio Barros)

Continue lendo

Pará

Paragominas e Palmas empatam na Arena Verde

Publicado

em

Daylon marcou para o Paragominas, aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 29, também da etapa inicial, Tchô empatou para o Palmas, a partida que terminou empatada por 1 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Arena Verde, em Paragominas. A partida foi válida pela nona rodada do Grupo 2 do Brasileiro da Série D.

SITUAÇÃO NO CAMPEONATO

Com o resultado, as equipes não avançam na competição. O Paragominas segue na sexta colocação com dez pontos, enquanto o Palmas permanece na sétima colocação com oito pontos.


O JOGO

A partida não foi movimentada até pouco mais da metade do primeiro tempo, quando as duas equipes buscaram e conseguiram fazer os gols. Mas no segundo tempo a partida caiu de produção, a marcação forte foi amarrando a partida e praticamente nenhuma chance clara foi criada. Apenas chutes sem muito perigo de fora da área.

PRÓXIMOS JOGOS

Na décima rodada, no próximo sábado (7), o Palmas recebe em casa, às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, o último colocado da chave, o Tocantinópolis, que soma sete pontos. A partida ocorrerá no Estádio Nilton Santos, na capital tocantinense. É o clássico regional tocantinense.
Já o Paragominas recebe no domingo (8), o Juventude Samas (MA), às 16 horas, no Estádio Arena Verde, em Paragominas. (Futebol Interior / Foto: João Botelho)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze