Connect with us

Pará

PARÁ: Mais de 47 mil candidatos disputam vagas na UFPA

Publicado

em

PA1Mais de 47 mil alunos farão amanhã a primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A prova que acontecerá em Belém e mais 23 localidades do Estado, será realizada de 8h às 13h (horário de Belém).

Medicina foi o curso mais procurado pelos candidatos não-cotistas, com 6,5 candidatos por vaga. Já o curso de Educação Física, ficou em primeiro lugar na lista dos que concorrem no sistema de cotas. Entre as novidades desse ano, o novo curso de Fisioterapia da universidade ganhou destaque entre as primeiras colocações nas duas listas de demanda.

Os candidatos inscritos concorrerão a 6.152 vagas distribuídas em 144 cursos de graduação. A primeira fase do PSS constará de uma prova com 55 questões de múltipla escolha. A diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA Marilúcia Oliveira, explicou que para passar para a próxima fase do processo é necessário que o estudante acerte o mínimo de 30% da prova, ou seja, 17 questões. O resultado da primeira fase está previsto para ser divulgado dez dias depois da aplicação da prova.

Já a segunda etapa será realizada no dia 13 de dezembro, com 54 questões objetivas, sendo 6 de cada uma das 9 disciplinas. A terceira e última fase acontecerá no dia 10 de janeiro de 2010, com 45 questões, distribuídas entre 9 disciplinas, e mais a redação.

INDÍGENAS

Outra novidade do processo seletivo deste ano foi a criação de duas vagas especiais por curso em todos os campi (capital e interior), destinadas a candidatos indígenas, que, pela primeira vez poderão contar com a reserva de vagas nos cursos ofertados pela instituição. Os cursos de Medicina, Pedagogia e Direito ficaram entre os mais concorridos pelos índios. A prova será dividida em três etapas que acontecerá a partir do dia 13 de dezembro.

A diretora do PSS explicou que o método da prova dos indígenas será diferente dos outros candidatos. “A tradição oral que eles têm, será valorizada. Por isso eles farão uma redação e em seguida uma entrevista oral, que contará como uma avaliação”, disse Marilúcia. (Diário do Pará)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Helder tem celular clonado e Toni Cunha dispara, “Será que fez bobagem pelo telefone…?”

Publicado

em

Esta semana o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse por meio de suas redes sociais, que mais uma vez, teve seu telefone clonado. “Boa noite, pessoal. Fui vítima de crime cibernético. Meu número de telefone foi clonado. Já fiz boletim de ocorrência e estou tomando as providências para resolver o problema”, escreveu.

Encabulado, com a quantidade de vezes que o governador já teve seu aparelho alvo de ataques cibernéticos, o deputado estadual, Toni Cunha (PTB), seu adversário, escreveu. “De novo!! Será que o governador está mal orientado por quem cuida de sua privacidade!!? Toda vez é isso!! Acho que é o governador que mais teve telefones “clonados” na história do Brasil. Vá ser clonado assim “lá na China”!!. Será que fez bobagem pelo telefone e quer dizer que não foi ele?”

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Morre aos 68 anos Faisal Salmen

Publicado

em

Faisal Salmen, médico e primeiro prefeito de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, morreu na noite desta sexta, 23.

Faisal vinha lutando contra as sequelas de um câncer.

Faisal Faris Mahmoud Salmen Hussain, tinha 68 anos e era paulista de Agudos. Foi eleito prefeito de Parauapebas, em novembro de 1988 e cumpriu o mandato de 1989 a 1992.


O atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), comentou sobre a morte. “Obrigado Faisal Salmen, nosso primeiro prefeito, por ter compartilhado, com todos nós, tanto carinho e dedicação. Nesse momento doloroso em que a natureza subverte o curso da vida. Parauapebas terá sempre muito orgulho desse cidadão parauapebense. A força de Faisal Salmen vem do seu exemplo e do seu caráter. leal à família, aos amigos, ao povo de Parauapebas, sua garra nos inspira e seu trabalho nos motiva”, disse o gestor.

O corpo de Faisal Salmen será velado na Câmara Municipal de Parauapebas a partir das 15 horas deste sábado e seu sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério local.

A Prefeitura de Parauapebas decretou luto oficial de três dias.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 24 e 25

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze