Connect with us

Pará

PARÁ: Mangueirão transforma Re x Pa em programa de família

Publicado

em

Quando se pensa em Re x Pa lembra-se de rivalidade, garra, e força. Mas antes de tudo, o clássico Rei da Amazônia se trata de um espetáculo e, neste domingo (21), quando ele vai decidir a final do primeiro turno do Parazão 2010, a promessa é de arquibancadas lotadas de torcedores, torcedoras e crianças.

No último Re x Pa, realizado no domingo, 14, no Mangueirão, o borderô da partida (listagem com quantidade de público, renda e outros) apontou um total de 23.560 espectadores. Entre os locais de maior público, estão as arquibancadas com 18.548, as cadeiras com 1.634 e os menores com meia-entrada, que somaram 1.200 pessoas.

A supremacia das arquibancadas é explicada por José Sérgio Costa, torcedor do Remo, que no último jogo dos azulinos contra o Santos pela Copa do Brasil, levou toda a família para o estádio. ‘As cadeiras não oferecem a mesma visão que as arquibancadas. No Mangueirão, fui com minha esposa, meus filhos, um amigo com a namorada e ainda sentamos ao lado de uma família com três crianças. Lá, nos sentimos mais seguros e confortáveis. É muito bom’, disse.

Porém quando perguntado sobre os demais estádios da capital, Sérgio revelou. ‘Meus filhos nunca entraram em Baenão e Curuzu. Eles mesmos não querem e nem eu. Há mais de 20 anos que só vou ao Mangueirão. É triste, eu era frequentador assíduo desde os tempos de moleque, mas hoje em dia comecei a ver os riscos que corria quando era jovem e deixei de ir’, explicou.

Para o bicolor, Jorge Rezende, frequentador de estádios desde a década de 60, além do maior conforto e segurança dentro do Mangueirão, a mudança de costumes ao longo do tempo também ajudou a aumentar o número de famílias nos estádios.

‘Antes a mulher que ia a campo tinha que ouvir vários adjetivos pejorativos. Elas ficavam ‘mal faladas’ por terem ido a um campo de futebol, mas hoje o torcedor respeita mais e, além disso, a mulher adquiriu espaço na sociedade. Elas têm poder de escolha e isso as leva aos estádios. Mas aqui, o único estádio que é atrativo é mesmo o Mangueirão’, apontou.

Apesar da maior sensação de segurança no Estádio Olímpico do Pará, Jorge acredita que ainda há pontos a melhorar, como o acesso. ‘As vias são muito congestionadas. No último jogo, fui cedo ao estádio e tive que ficar esperando mais de uma hora para que abrissem os portões. A acessibilidade é o único ponto fraco do Mangueirão. Mas sem dúvida ele é o melhor estádio que temos hoje no Pará’, ponderou.

Outro lado

Em entrevista ao Portal ORM, o secretário de Espote e Lazer, Jorge Panzera, antecipou que o fluxo dentro do Olímpico está sendo tema de reuniões. Entre as alternativas debatidas está a criação de mais transporte público para diminuir a quantidade de carros dentro do estádio.

‘Muitas vezes a pessoa vem sozinha em um carro e isso, se somado com outros casos, acaba diminuindo a disponibilidade de vagas de estacionamento e causando congestionamentos de veículos na área do Mangueirão. Também estamos conversando com o Detran e outras empresas em busca de ampliar a área de estacionamento do estádio’, disse.

Em nota, a assessoria de imprensa da Seel informou que a organização da entrada de torcedores no estádio é responsabilidade do mandante do jogo e que em relação a abertura dos portões de estacionamento, ‘sempre foi de praxe abrir 3 horas antes do jogo e isso é lei’. (Portal ORM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Ônibus é atingido por lamina de trator

Publicado

em

O ônibus que transportava trabalhadores de uma empresa terceirizada da Vale, se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta quarta, 28, por volta das 19h. O veículo foi atingido por uma lâmina de um trator que estava sendo transportado por uma carreta prancha na Estrada Paulo Fonteles.

O ônibus trafegava no sentido Projeto Salobo/Parauapebas.

O motorista do ônibus teve ferimentos leves e foi levado para atendimento médico.

Continue lendo

Pará

ELDORADO DOS CARAJÁS: BRK Ambiental inaugura novo laboratório de análise da água

Publicado

em

A BRK Ambiental, concessionária responsável por serviços de saneamento em nove municípios do Pará, inaugurou um novo laboratório de análises de controle de qualidade da água para consumo humano em Eldorado do Carajás, na região de Carajás.   

A nova instalação permitirá a realização de mais de 800 amostras de água por mês, o que corresponde a aproximadamente 2.500 parâmetros distribuídos entre análises físico-químicas e microbiológicas em matrizes de água bruta e tratada, atendendo a legislação nacional de qualidade da água para consumo humano do Ministério da Saúde. 

Atualmente, a BRK Ambiental atende cerca de 165 mil pessoas na região com água tratada. O objetivo da companhia é dar continuidade ao monitoramento de forma estratégica, otimizando o processo de amostragem da qualidade da água em todas as etapas do processo de produção, ou seja, desde a captação, processo de tratamento, armazenamento em reservatórios e no sistema de distribuição, visando garantir a proficiência e confiabilidade dos dados gerados. 

“Atestar a qualidade da água com um trabalho rigoroso e transparente faz parte do nosso propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Agora, com um novo laboratório, esse serviço traz mais eficiência e praticidade na rotina da operação, beneficiando ainda mais os nossos clientes”, afirma Sandra Leal, gerente de Operações da BRK Ambiental.   

O engenheiro Pedro Gobbo, responsável pelas operações da concessionária no Pará ressalta que, anualmente, são disponibilizados relatórios com informações sobre a qualidade da água distribuída. “Todos os anos, as nossas equipes preparam o relatório anual de qualidade da água, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 5.440/2005, em que é possível atestar as análises das amostras laboratoriais. É importante que a população saiba que a água fornecida pela BRK Ambiental possui qualidade comprovada”, explica Gobbo. 

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Mercado de Morada Nova será inaugurado na sexta, dia 30

Publicado

em

Na próxima sexta-feira (30), no Distrito de Morada Nova, será inaugurado o Mercado Municipal Lúcia Mendes. O empreendimento conta com 52 boxes e dez barracas que serão montadas para vendedores de produtos da horta comunitária dos Residenciais Tiradentes e Jardim do Éden.

Edillany Campos trabalha com moda feminina há cinco anos, mas por causa da pandemia teve que interromper seu trabalho, que será retomado agora com a inauguração do novo mercado, após ser sorteada para ter sua loja em um dos boxes. “Estou muito ansiosa para voltar a minha rotina e trabalhar. Nós esperamos praticamente um ano por causa da pandemia. O ambiente está muito bom, os boxes são bem organizados, estruturados”, pontua a comerciante.

Ela ainda afirma que não tem do que reclamar e espera que o novo mercado abra um leque de oportunidades para quem vive no distrito. “Para nós que moramos aqui em Morada Nova vai melhorar muita coisa porque vai ter oportunidade para as pessoas trabalharem e um local para as pessoas passearem”, comenta.


Outro trabalhador que estava dando uns toques finais no novo ponto de trabalho era o barbeiro Josiel Silva, que atua há 27 anos no ofício. “A minha expectativa é que o ‘trem’ aqui vai ser bom. Nós esperamos um tempo por causa da pandemia, mas é normal. Nós estamos nos sentindo bem e alegres com a inauguração e acho que vai ser bom para todo mundo”, ressalta.

Entre os produtos e serviços que serão ofertados no novo espaço estão açougues, peixarias, hortifrúti, lanchonetes, lojas de roupas, barbearias, chaveiros e outros.

O feirante Antonio Filho trabalha há 12 anos com venda de frutas e compartilha o sentimento ao inaugurar a frutaria no novo mercado. “Nós esperamos que seja muito bom. Morada Nova pela primeira vez está conseguindo um mercado municipal, algo que não existia antes. Então é muito importante para nós termos o mercado aqui”, ressalta.

No mês passado, agentes da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SEVOP) realizaram os últimos ajustes no sistema elétrico e na pintura do novo mercado.

A inauguração do Mercado Municipal Lúcia Mendes ocorre na próxima sexta-feira, às 17h, na Avenida Tocantins, ao lado do Ginásio de Morada Nova cumprindo todos os protocolos contra a Covid-19. (Ronaldo Palheta / Fotos: Aline Nascimento)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze