Connect with us

Pará

PARÁ: Ministério autoriza estudos para hidrovias

Publicado

em

Um sonho antigo e necessário para fortalecer desenvolvimento da região Oeste do Pará está próximo de sair do papel. O Ministério dos Transportes confirmou que irá autorizar a inclusão na segunda versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) das hidrovias Teles Pires-Juruena-Tapajós.

Segundo relatou o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em audiência com o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), na tarde de terça-feira (3), serão investidos R$ 11 milhões nos estudos, pré-requisitos para avaliar e conhecer de fato todas as viabilidades de exploração das duas hidrovias. Além do estudo, está garantido também para este ano o início das obras de dragagem, derrocagem e sinalização no rio Tapajós no trecho entre Santarém a Miritituba e a construção do porto público em Miritituba.

A ação é resultado da inclusão em 2010 dessas hidrovias no Plano Nacional de Viação. O projeto para que isso ocorresse foi do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A proposta foi apresentada em 2007, com o número 184/2007 e virou lei em 2010, após sanção do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em maio de 2010. De acordo com a descrição da matéria, o projeto ‘Altera e acrescenta as hidrovias do Tapajós, Teles Pires e Juruena na Relação Descritiva do Sistema Hidroviário Nacional, do Plano Nacional de Viação’.

Com a Lei sancionada, cabe ao Governo Federal executar as obras e cumprir as metas e objetivos do Plano Nacional de Viação. No atual Governo, as ações que integram esse plano foram incluídas no chamado PAC, que nada mais é que um conjunto de ações, inclusive com propostas de origem do Congresso Nacional e da oposição. ‘É fundamental que o Governo acolha propostas que são palpáveis e indicam um futuro de desenvolvimento para o país. Transformar nossos rios em águas navegáveis garante uma redução do custo operacional e é o meio mais natural de fazer circular nossa produção. Espero que o estudo seja feito na maior brevidade possível e tão logo iniciem as obras’, afirma Flexa Ribeiro.

O senador paraense também chama a atenção para a menor emissão de poluentes, pela substituição do transporte terrestre pelo fluvial. A esse benefício indireto ao meio ambiente, o parlamentar acrescenta a redução do tráfego terrestre e conseqüentemente do número de acidentes nas estradas. ‘São diversos benefícios, além também do custo com manutenção das estradas que será menor pelo decorrente desgaste menor, assim como racionalização e economia de combustível’, explica Flexa.

A hidrovia vai ligar o Norte de Mato Grosso a Santarém (PA) em um trecho de aproximadamente 1,6 mil quilômetros. Ano passado, a hidrovia ficou de fora das primeiras ações do PAC 2, justamente por não ter um estudo concluído a respeito de sua viabilidade. Com essa iniciativa, a obra já foi inclusa e será iniciada a primeira etapa para sua efetiva execução. (Portal ORM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze