- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: NavegaPará inaugura cinco infocentros em Marabá

Mais Lidas

NAVEGAPARÁO município de Marabá, sudeste do estado, que nos próximos anos receberá recursos gigantescos em infraestrutura e geração de empregos, se prepara, de fato, para entrar na era digital. Na sexta-feira, 7, a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, esteve no município para inaugurar mais cinco infocentros, dentro do programa NavegaPará, considerado o maior programa de inclusão digital do país. Antes, o município, que já dispõe de livre acesso à internet na orla de Marabá, por meio da Cidade Digital, possuía apenas um infocentro localizado no Arquivo Público Municipal de Marabá – o primeiro inaugurado no Estado.

Agora, com a inauguração de mais cinco infocentros, milhares de jovens, adultos e idosos poderão ter um maior acesso aos benefícios trazidos pela implantação dos infocentros, ou seja, a população marabaense disporá de internet de alta velocidade podendo, assim, fazer consultas a sites do governo, obter serviços públicos, fazer currículos, expor sua própria identidade na rede (por meio de blogs e sites), além de se profissionalizar por meio dos cursos básicos e avançados de informática que serão oferecidos nesses locais.

A interligação por fibra óptica e internet de alta velocidade num município do porte de Marabá, além de aumentar a produtividade local, integra o estado com órgãos federais, municipais e estaduais, barateando custos, e aumenta, de forma estratégica, a competitividade de toda a região.

NAVEGAPARÁEm breve, o NavegaPará, que já beneficiou mais de dois milhões de pessoas, levará ao município a tecnologia Voip (voz sobre IP). Atualmente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – Sedect e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – Igama, assinaram convênio para instalação do sistema e já dispõem do serviço, que prevê a economia em ligações em cerca de 70%. A tecnologia será estendida a outras secretarias e órgãos do Estado.

Revolução tecnológica – Para o titular da Sedect, Maurílio Monteiro, o Estado vive por uma grande revolução tecnológica. “Além de prepararmos o estado do Pará com uma plataforma tecnológica, que já traz e trará outros inúmeros benéficos em várias áreas, como telemedicina, teleeducação e segurança pública, contribuímos para modificar a vida de milhares de pessoas?, reforça Monteiro.

O NavegaPará, que já investiu mais de R$ 80 milhões em equipamentos e obras, conectou mais de mil pontos de acesso à internet, entre orlas, praças, escolas, unidades de saúde, segurança e administração pública. O programa também já instalou 15 Cidades Digitais, em Abaetetuba, Barcarena, Belém, Marituba, Marabá, Santarém, Santa Maria do Pará, Tailândia, Tucuruí, Uruará, Pacajá, Jacundá, Itaituba, Altamira e Rurópolis, e entregou mais de 5 mil certificados de computação básica e avançada.

Para a segunda fase, o programa começou a montar a infraestrutura para mais 46 cidades digitais paraenses, localizadas no Nordeste do Estado, com a conclusão prevista para o final de 2010.

No total, serão 61 Cidades Digitais no Estado e cerca de 300 infocentros, os quais ainda irão possibilitar ao interior a chamada governança eletrônica (serviços públicos pela internet, como consultas sobre documentos e inscrição em concursos).

O NavegaPará é viabilizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), e vários parceiros como a Eletronorte.

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
everton

vcs deveeriam botar mais antenas desse navegapara espalhado na cidad, como na nova maraba, poderiam botar varias antenas nos centros das folhas…..

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias