- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 24 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Nivel do Rio Tocantins em Marabá ultrapassa os 9 metros

Mais Lidas

O nível do Rio Tocantins atingiu na quarta-feira (16), os 9 metros acima do nível normal. Situação que já inspira cuidados da Prefeitura Municipal, por meio da Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil). Consultado pelo CORREIO DO TOCANTINS, Francisco Ribeiro Alves, o Bebé, coordenador do órgão, comentou que a elevação preocupa, mas “o nível do rio no mês de fevereiro sempre oscila”.

De acordo com Bebé, no ano passado, o Rio Tocantins atingiu os 12 metros exatamente no dia 19 de abril. Este ano, ele não faz previsão, porém afirma que o rio está se comportando de forma razoável, se comparado com o mesmo período de 2010. “A Defesa Civil não se descuida nunca. Trabalhamos em quatro etapas: preventiva, socorro, assistencial e recuperativa.

Conforme ele, na fase preventiva são elaborados todos os projetos que serão desenvolvidos durante o período de cheia. “Fazemos entrevistas com as pessoas que estão envolvidas na situação. Pensamos tudo neste momento, para que possamos colocar em prática todo o planejamento feito para atender as famílias vítimas da enchente”, conta, acrescentando que a fase do socorro é quando a água já toma as residências, sendo preciso fazer o remanejamento das famílias para locais seguros.

Perguntado sobre a construção dos abrigos, o coordenador da Comdec revelou que houve um atraso na construção destes, tendo em vista que a Prefeitura ainda está em processo de licitação para contratar a empresa que vai realizar o trabalho. “É importante que os abrigos sejam construídos com antecedência. Contudo, até o final da semana, vamos estar com essa situação resolvida”, prevê, adicionando que a Defesa Civil dispõe de madeira, todavia, outras coisas precisam ser adquiridas para que o abrigo seja construído.

“Órgão público é diferente da gente que tira o dinheiro do bolso para comprar. Nele, é preciso ter a licitação”, reforçou Bebé, enfatizando que os abrigos serão construídos na Folha 16, Bairro da Nova Marabá, área próxima ao Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Este ano, segundo ele, os espaços contarão com piso de cimento, o qual terá cinco centímetros, diferentemente do ano passado, quando foi utilizada brita.

Sobre as famílias que residem próximas ao Balneário Vavazão, no núcleo Cidade Nova, Bebé informou que, tradicionalmente, elas são levadas para o Ginásio da Obra Kolping, no Bairro Belo Horizonte, entretanto, outro local será usado para abrigar as famílias.

Conforme o coordenador da Comdec, a informação é de que o ginásio foi terceirizado para um supermercado, o qual utiliza o espaço para depósito. “Nós precisamos sempre de um apoio no Bairro Liberdade por causa dos moradores que residem em áreas próximas ao Vavazão. Tem muita gente do Bairro da Paz, a Invasão da Lucinha, que também é atingida. Se não conseguirmos o ginásio da Obra Kolping, vamos ter de procurar outro espaço naquele núcleo urbano”, observou.

Bebé ressaltou, ainda, que boa parte das famílias é atingida pela cheia porque constrói residências em locais impróprios para habitação. “Muitas pessoas praticamente moram dentro do Itacaiúnas. A migração aqui é altíssima. Então, muitas famílias vêm para cá, não encontram emprego e fazem seus barracos à margem do rio. A grande maioria é famílias do Maranhão. A Prefeitura faz o seu papel, mas é preciso que as pessoas também façam sua parte”, avalia.

Previsão

Segundo o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, emitido pela Eletronorte, o nível do rio para hoje, quinta-feira (17), é de 9 metros e 2 centímetros. A Eletronorte prevê ainda que na próxima segunda-feira (21), o nível do Rio Tocantins deve chegar aos 9 metros e 90 centímetros, perto da situação de alerta, que é de 10 metros acima do nível normal.

Diversão

Enquanto o aumento nas águas do Rio Tocantins traz preocupação para uma grande parcela da população, uma minoria se diverte com a elevação, como é o caso dos adolescentes, moradores do Bairro da Marabá Pioneira. Ontem (16), um grupo de rapazes se divertia pulando nas águas do Tocantins. Ignorando os perigos da diversão, os jovens escalavam uma caixa d’água desativada e saltavam no rio. A brincadeira, segundo um deles, é melhor quando o rio está cheio. (Jéssica Borges – Correio do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias