- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Oficinas sobre hepatites virais capacitam profissionais em Marabá

Mais Lidas

Capacitar profissionais da área da saúde para vigilância, prevenção, tratamento e controle das hepatites virais é um dos objetivos do Curso de Capacitação em Hepatites Virais para Profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), que o Instituto Evandro Chagas (IEC) promove em parceria com o campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Marabá. O curso teve início nesta segunda-feira (17) e segue até a próxima quarta (19), no Campus VIII, localizado no bairro Centro.

São esperadas aproximadamente 40 pessoas, entre profissionais de equipes de saúde do SUS, da Uepa, da Vale e de outras instituições. Durante os três dias, o curso, que terá o formato de oficinas de trabalho e carga horária de 16h, irá avaliar o conhecimento pré-existente dos participantes sobre hepatites virais e as diretrizes do Ministério da Saúde para prevenção e controle, além de apresentar bases teóricas sobre o tema e estudos de casos.

As hepatites virais são doenças causadas por diferentes agentes etiológicos, que possuem semelhanças do ponto de vista clínico-laboratorial, mas diferenças epidemiológicas e de evolução do quadro clínico. Os vírus das hepatites A e E são de transmissão fecal-oral. Já os da hepatite B, C e D são transmitidos pelo sangue e estão associados com maior frequência às formas graves da doença.

Segundo a coordenação do evento, a Amazônia é considerada uma área favorável para hepatite A, pela falta de saneamento em áreas habitadas, à semelhança do que acontece no município de Marabá. O esclarecimento do número de pacientes infectados e dos agentes das hepatites também é realizado de maneira insuficiente em grande parte dos municípios paraenses.

Em função disso, afirma a coordenação, o evento promove não apenas um ambiente acadêmico de aprendizado, mas também uma oportunidade de interação entre a Vale, apoiadora do curso, o IEC e a Uepa, que avança na qualificação profissional em saúde no município de Marabá, com a implantação do Curso de Biomedicina, em 2012, e Medicina e Educação Física nos próximos três anos.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias