Connect with us

Pará

PARÁ: Operação Cristalino apreende 12 armas e munição na região do Araguaia

Publicado

em

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira, 11, resultados da Operação Cristalino, realizada pelas Delegacias de Conflitos Agrários dos municípios de Marabá e Redenção, no sul do Pará, sob coordenação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e da Superintendência Regional do Araguaia Paraense. O objetivo foi apurar denúncias de crimes ambientais e ameaças a trabalhadores rurais da região.

Os policiais apreenderam 12 armas de fogo e prenderam cinco pessoas em flagrante por crimes ambientais e porte e posse ilegal de armas. Três motosserras sem licença do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foram apreendidas. A ação policial, iniciada em 27 de janeiro, foi encerrada nesta quarta-feira (10). No total, 25 policiais civis foram mobilizados na operação, que contou com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ouvidoria Agrária Nacional.

As equipes atuaram nas investigações do conflito armado ocorrido em 16 de janeiro, na sede do Projeto de Assentamento Lua Clara, em Santa Maria das Barreiras, sul do Estado. Um grupo de trabalhadores rurais acampados no projeto foi atacado a tiros. O agricultor Geraldo Lemos de Sousa morreu e outro ficou ferido. Treze testemunhas foram interrogadas.

Durante a operação foi aberto inquérito para apurar denúncias feitas por trabalhadores rurais ligados à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), acampados na área da fazenda Cristalina. Eles teriam sido ameaçados por outros agricultores liderados por Joacy Barros da Rocha, conhecido como “Joacy do Pit Dog”, que seria ligado ao pistoleiro Edivino Aurélio Viana, apelidado de “Delegado”, que tem mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça e teria fugido para outro Estado.

Os policiais realizaram investigações nas fazendas São José da Água Bonita, no distrito de Alacilândia, e do Professor Aristóteles, situadas na zona rural de Redenção. Nesta última, os policiais apreenderam em dois barracos partes de uma arma de fogo, tipo espingarda, e um reservatório com 38 espoletas para confeccionar munição artesanal. No local havia panelas no fogão de barro e fogo aceso. “Isso indica que havia pessoas no local e que poderiam ter se escondido ou fugido com a chegada dos policiais”, contou o delegado Alberone Lobato.

Veículos

Os policiais abordaram veículos nas ruas de Santa Maria das Barreiras. Durante a ação, Edilson Barroso de Carvalho e Fernando Henrique Costa Guimarães foram flagrados com munição ilegal. Os dois estavam em um carro Gol prata, portando um carregador com dez munições intactas de pistola calibre 7.65mm. Os presos foram autuados em flagrante por porte ilegal de munição de uso restrito, conforme o artigo 14, da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

Fernando é acusado de praticar roubos a bancos e já era investigado por envolvimento no assalto à agência do Banco do Brasil no município de Canaã dos Carajás. Condenado, ele já esteve preso anteriormente no Presídio Regional de Redenção. Ele é filho de um homem conhecido por Salomão, apontado como mandante de crimes contra trabalhadores rurais na região. Ambos estão na Delegacia de Conceição do Araguaia.

Ainda durante as investigações, os policiais civis foram ao município de Santana do Araguaia, no complexo da fazenda Cristalino, onde prenderam Douglas Agostinho Valeriano, de apelido “Mulambo”, e Fábio Miranda Matos, conhecido como “Chuí”, por porte ilegal de armas e crime ambiental. “Mulambo” e “Chuí” são acusados de ameaçar trabalhadores rurais e praticar roubos na região. No interior do barraco onde eles estavam, os policiais apreenderam duas espingardas, uma delas de calibre 32 com munição, além de uma motosserra. Ambos já tinham passagem pela polícia por crimes de furto, roubo e receptação.

Droga

No último dia 2, os policiais apreenderam nas instalações do antigo Retiro Solidão, dentro da área da fazenda Estrela de Maceió, município de Cumaru do Norte, mais duas espingardas, uma delas artesanal tipo calibre 12, e outra calibre 28. Os policiais encontraram cerca de meio quilo de maconha prensada, que pertencia a Divino Carvalho Mota, apelidado de “Divino Boqueirão”, acusado de assaltos na região. Os policiais o prenderam em um barraco, a três quilômetros da fazenda. No local foram apreendidas mais uma espingarda caseira, tipo calibre 12; sete munições de calibre 28 e outras duas de calibre 12, todas intactas.

No último dia 5, a operação apreendeu dentro de barracos na fazenda Jauh, em Santa Maria das Barreiras, seis armas de fogo (cinco espingardas e uma arma caseira). Também foram encontrados no local dez cartuchos, de calibres 28 e 16, e nove estojos com pólvora, munições e 87 espoletas. Os donos das armas não foram localizados. (Walrimar Santos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Ônibus é atingido por lamina de trator

Publicado

em

O ônibus que transportava trabalhadores de uma empresa terceirizada da Vale, se envolveu em um acidente de trânsito na noite desta quarta, 28, por volta das 19h. O veículo foi atingido por uma lâmina de um trator que estava sendo transportado por uma carreta prancha na Estrada Paulo Fonteles.

O ônibus trafegava no sentido Projeto Salobo/Parauapebas.

O motorista do ônibus teve ferimentos leves e foi levado para atendimento médico.

Continue lendo

Pará

ELDORADO DOS CARAJÁS: BRK Ambiental inaugura novo laboratório de análise da água

Publicado

em

A BRK Ambiental, concessionária responsável por serviços de saneamento em nove municípios do Pará, inaugurou um novo laboratório de análises de controle de qualidade da água para consumo humano em Eldorado do Carajás, na região de Carajás.   

A nova instalação permitirá a realização de mais de 800 amostras de água por mês, o que corresponde a aproximadamente 2.500 parâmetros distribuídos entre análises físico-químicas e microbiológicas em matrizes de água bruta e tratada, atendendo a legislação nacional de qualidade da água para consumo humano do Ministério da Saúde. 

Atualmente, a BRK Ambiental atende cerca de 165 mil pessoas na região com água tratada. O objetivo da companhia é dar continuidade ao monitoramento de forma estratégica, otimizando o processo de amostragem da qualidade da água em todas as etapas do processo de produção, ou seja, desde a captação, processo de tratamento, armazenamento em reservatórios e no sistema de distribuição, visando garantir a proficiência e confiabilidade dos dados gerados. 

“Atestar a qualidade da água com um trabalho rigoroso e transparente faz parte do nosso propósito de transformar a vida das pessoas garantindo água e saneamento de qualidade. Agora, com um novo laboratório, esse serviço traz mais eficiência e praticidade na rotina da operação, beneficiando ainda mais os nossos clientes”, afirma Sandra Leal, gerente de Operações da BRK Ambiental.   

O engenheiro Pedro Gobbo, responsável pelas operações da concessionária no Pará ressalta que, anualmente, são disponibilizados relatórios com informações sobre a qualidade da água distribuída. “Todos os anos, as nossas equipes preparam o relatório anual de qualidade da água, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 5.440/2005, em que é possível atestar as análises das amostras laboratoriais. É importante que a população saiba que a água fornecida pela BRK Ambiental possui qualidade comprovada”, explica Gobbo. 

Continue lendo

Pará

Aeroportos de Marabá e Parauapebas estão entre os 10 mais movimentados da região Norte

Publicado

em

Segundo dados da Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá e o Aeroporto de Carajás, em Parauapebas, estão entre os dez mais movimentados da região Norte do Brasil.

No mês de junho, o Aeroporto de Marabá ficou na oitava colocação com um movimento de 18.760 passageiros, que representa um crescimento de 11,9% comparado a maio 2021 e uma recuperação de 91,9% sobre junho 2019, época entraves agudos da pandemia de Covid-19. Marabá superou o Aeroporto de Rio Branco, capital do Acre, que teve em junho 17.578 passageiros.

Em Parauapebas, o Aeroporto de Carajás, teve em junho o embarque e desembarque de 7.486 passageiros, segundo dados da ANAC. Isso representa crescimento de 9,3% sobre maio de 2021 e recuperação de 75,8% sobre junho de 2019.


O aeroporto mais movimento de todas a região norte é o Aeroporto Val-de-Cans, em Belém, capital do Pará, que teve 193.769 passageiros em junho de 2021, seguido do Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, no Amazonas, com 162.958 passageiros no mesmo período.

Outro aeroporto do Pará, que figura entre os 10 mais movimentados na região Norte, é o Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, que ocupa a 6ª posição com volume de 27.294 passageiros em junho.

Dos dez aeroportos mais movimentados na região Norte, 4 são do Pará.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze