Connect with us

Pará

PARÁ: Operação Cristalino apreende 12 armas e munição na região do Araguaia

Publicado

em

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira, 11, resultados da Operação Cristalino, realizada pelas Delegacias de Conflitos Agrários dos municípios de Marabá e Redenção, no sul do Pará, sob coordenação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e da Superintendência Regional do Araguaia Paraense. O objetivo foi apurar denúncias de crimes ambientais e ameaças a trabalhadores rurais da região.

Os policiais apreenderam 12 armas de fogo e prenderam cinco pessoas em flagrante por crimes ambientais e porte e posse ilegal de armas. Três motosserras sem licença do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) foram apreendidas. A ação policial, iniciada em 27 de janeiro, foi encerrada nesta quarta-feira (10). No total, 25 policiais civis foram mobilizados na operação, que contou com a parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Ouvidoria Agrária Nacional.

As equipes atuaram nas investigações do conflito armado ocorrido em 16 de janeiro, na sede do Projeto de Assentamento Lua Clara, em Santa Maria das Barreiras, sul do Estado. Um grupo de trabalhadores rurais acampados no projeto foi atacado a tiros. O agricultor Geraldo Lemos de Sousa morreu e outro ficou ferido. Treze testemunhas foram interrogadas.

Durante a operação foi aberto inquérito para apurar denúncias feitas por trabalhadores rurais ligados à Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar), acampados na área da fazenda Cristalina. Eles teriam sido ameaçados por outros agricultores liderados por Joacy Barros da Rocha, conhecido como “Joacy do Pit Dog”, que seria ligado ao pistoleiro Edivino Aurélio Viana, apelidado de “Delegado”, que tem mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça e teria fugido para outro Estado.

Os policiais realizaram investigações nas fazendas São José da Água Bonita, no distrito de Alacilândia, e do Professor Aristóteles, situadas na zona rural de Redenção. Nesta última, os policiais apreenderam em dois barracos partes de uma arma de fogo, tipo espingarda, e um reservatório com 38 espoletas para confeccionar munição artesanal. No local havia panelas no fogão de barro e fogo aceso. “Isso indica que havia pessoas no local e que poderiam ter se escondido ou fugido com a chegada dos policiais”, contou o delegado Alberone Lobato.

Veículos

Os policiais abordaram veículos nas ruas de Santa Maria das Barreiras. Durante a ação, Edilson Barroso de Carvalho e Fernando Henrique Costa Guimarães foram flagrados com munição ilegal. Os dois estavam em um carro Gol prata, portando um carregador com dez munições intactas de pistola calibre 7.65mm. Os presos foram autuados em flagrante por porte ilegal de munição de uso restrito, conforme o artigo 14, da Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

Fernando é acusado de praticar roubos a bancos e já era investigado por envolvimento no assalto à agência do Banco do Brasil no município de Canaã dos Carajás. Condenado, ele já esteve preso anteriormente no Presídio Regional de Redenção. Ele é filho de um homem conhecido por Salomão, apontado como mandante de crimes contra trabalhadores rurais na região. Ambos estão na Delegacia de Conceição do Araguaia.

Ainda durante as investigações, os policiais civis foram ao município de Santana do Araguaia, no complexo da fazenda Cristalino, onde prenderam Douglas Agostinho Valeriano, de apelido “Mulambo”, e Fábio Miranda Matos, conhecido como “Chuí”, por porte ilegal de armas e crime ambiental. “Mulambo” e “Chuí” são acusados de ameaçar trabalhadores rurais e praticar roubos na região. No interior do barraco onde eles estavam, os policiais apreenderam duas espingardas, uma delas de calibre 32 com munição, além de uma motosserra. Ambos já tinham passagem pela polícia por crimes de furto, roubo e receptação.

Droga

No último dia 2, os policiais apreenderam nas instalações do antigo Retiro Solidão, dentro da área da fazenda Estrela de Maceió, município de Cumaru do Norte, mais duas espingardas, uma delas artesanal tipo calibre 12, e outra calibre 28. Os policiais encontraram cerca de meio quilo de maconha prensada, que pertencia a Divino Carvalho Mota, apelidado de “Divino Boqueirão”, acusado de assaltos na região. Os policiais o prenderam em um barraco, a três quilômetros da fazenda. No local foram apreendidas mais uma espingarda caseira, tipo calibre 12; sete munições de calibre 28 e outras duas de calibre 12, todas intactas.

No último dia 5, a operação apreendeu dentro de barracos na fazenda Jauh, em Santa Maria das Barreiras, seis armas de fogo (cinco espingardas e uma arma caseira). Também foram encontrados no local dez cartuchos, de calibres 28 e 16, e nove estojos com pólvora, munições e 87 espoletas. Os donos das armas não foram localizados. (Walrimar Santos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Limpeza de grotas e bueiros vem sendo mantido nos bairros

Publicado

em

As equipes de limpeza do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) estão atuando em toda a cidade, em diversas frentes para deixar os locais mais bonitos e limpos. Esta semana, entre os locais de atuação das equipes de roço estão às margens da Transamazônica e o Jardim Belo Horizonte, que também está passando por limpeza de bueiros na avenida Minas Gerais. Na Folha 28, Nova Marabá, homens estão trabalhando na limpeza da Grota Criminosa. Os moradores do Jardim Bom Planalto, entre a avenida Pará com a Travessa do Badeco, e no bairro Independência, na rua do Arame, também presenciam a limpeza de grotas. Nesta última, o serviço foi feito com o uso de máquinas. 

Felisbela Neto, que mora há sete anos no final da rua do arame, está satisfeita com o serviço do SSAM. Ela mora de frente à uma grota. A limpeza garante melhor escoamento da água. “Aqui quando não limpava, se chovesse a água subia até no batente, não tinha como passar, pra quem tem criança pequena, é difícil. Quando eles vêm limpar fica bom porque não enche tanto”, comenta a dona de casa. 

Vale ressaltar que as equipes do SSAM não param, todos os dias estão pelas ruas cuidando da limpeza da cidade seja na varrição, coleta de lixo domiciliar, coleta de entulhos, roço e capina, limpeza de valas, grotas e bueiros. De acordo com Odilon Cerqueira Leite, chefe de limpeza do SSAM, o cronograma é feito dia a dia e sempre baseado na necessidade de cada localidade.  

Para colaborar com a limpeza da cidade, que a população não jogue lixo nos canais porque causam alagamentos na rua e entupimentos de bueiros. É importante acondicionar bem o lixo em sacos para evitar ser espalhado pelo chão. Colocar o lixo para fora apenas no horário bem próximo da coleta, evitando a ação dos animais, que sujam a rua impossibilitando o serviço de coleta dos garis. Além disso, evitar jogar lixo em lugares inadequados. (Leydiane Silva / Fotos: Paulo Sérgio)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Consulta Pública vai discutir implementação do Parque Natural Maria Bonita

Publicado

em

Com o objetivo de preservar o patrimônio natural do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizará no dia 16 de dezembro uma consulta pública para a criação da Unidade de Conservação Parque Natural Maria Bonita. O processo foi iniciado em 2014, com base em estudo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Em Parauapebas, consta fragmentos remanescentes florestais, inclusive no perímetro urbano, que apresenta características relevantes para compor a Unidade de Conservação. A área proposta, localizada entre os bairros Alvorá e Nova Carajás. A criação da Unidade de Conservação tem capacidade de oferecer lazer e recreação para a sociedade com atrações que permitam o contato com a natureza, realização de atividade física e proporcionar o fomento do turismo em natureza local.   

Unidades de Conservação

O Estado do Pará possui 83 Unidades de Conservação, sendo 19 estaduais distribuídas no território de 32 municípios. As UC resguardam o habitat e o modo de vida dos povos tradicionais da floresta, protegem a biodiversidade e preservam o potencial econômico do bioma amazônico. Parauapebas tem três Unidades de Conservação federais e duas municipais. São elas: a Apa do Gelado, categoria de uso sustentável; Floresta Nacional de Carajás, categoria de uso sustentável, e Parque Nacional dos Campus Ferruginosos Carajás, categoria proteção integral. Já as Unidades de Conservação do município são: Apa do Igarapé Ilha do Coco, categoria de uso sustentável e do Parque Natural Municipal Morro dos Ventos, categoria de proteção integral.     

A criação de uma Unidade de Conservação em Parauapebas consta como meta da administração pública municipal, visando integrar a infraestrutura necessária para a preservação do bioma amazônico, desenvolvimento sustentável local, proteção da paisagem e fortalecimento das atividades de educação ambiental e produção científica.

Consulta Pública 

A consulta pública que discutirá pontos importantes para a criação da Unidade de Conservação Municipal “Parque Natural Maria Bonita”, ocorrerá no dia 16 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e Facebook da Prefeitura de Parauapebas.

Estarão presentes, representantes da Semma, da Ufra, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e autoridades do executivo e legislativo.

A população irá poder interagir tirando as dúvidas, enviando as perguntas para o e-mail: [email protected] . Os  questionamentos serão respondidos durante a transmissão.

Maria Bonita

A Maria Bonita é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae, conhecida também como papa-mosca-de-peito-preto, mede cerca de 11,5 centímetros de comprimento e pesa entre 8 e 9 gramas. É uma ave pouco conhecida, e trata-se de uma espécie rara. Durante a pesquisa a ave foi encontrada na região da Unidade de Conservação. (Marcelo Duarte)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: 9ª edição do Curta Carajás começa dia 9

Publicado

em

Vem aí a 9ª edição do Curta Carajás, festival de cinema de Parauapebas, na região de Carajás, no Pará.

Iniciado em 2009, o festival é um marco na produção audiovisual e cultural de Parauapebas e ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro.

Veja a programação e informações completas AQUI.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze