- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Operação Xingu integrará políticas públicas na área de Belo Monte

Mais Lidas

“É chegado o momento de unir forças entre os governos federal, estadual e municipal, e a sociedade, para que todos estejam preparados para encarar os desafios e os benefícios que a instalação da Usina de Belo Monte trará para a população que vive no entorno da maior obra do Brasil”, disse na terça-feira (2) Paulo Guilherme Cabral, coordenador geral da Operação Cidadania Xingu, que começará nesta quarta-feira (3), a partir das 8h, no Centro de Convenções do município de Altamira, no sudoeste do Pará.

A abertura oficial da operação será às 11h, na Escola Dairce Pedrosa Torres, instalada no Centro de Convenções, com a presença do governador Simão Jatene; do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio de Oliveira, e da titular da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário.

A operação tem como principal objetivo promover a integração das políticas públicas no âmbito das três esferas de governo, nos 11 municípios da área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte. O governo participará da operação levando à população da Região do Xingu serviços nas áreas de cidadania e saúde, por meio do programa Pró-Paz Cidadania e das oficinas do Projeto Biizu, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

 “A parceria do governo do Estado será fundamental para o sucesso da nossa operação. O governo trará para a região oportunidades para que a população possa ter acesso a serviços básicos de cidadania”, enfatizou Paulo Cabral.

Segundo a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, o programa “vai associar serviços básicos de cidadania, como a emissão do registro de nascimento, com os serviços de saúde, pelo programa Presença Viva”.

Debates

Pela programação do governo federal estão previstos cursos, palestras, reuniões e oficinas, com temas voltados para a questão do desenvolvimento e dos impactos causados na região pela construção de Belo Monte.

Em Altamira, as palestras serão ministradas por representantes de 30 órgãos federais, entre os quais Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério das Cidades, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Caixa Econômica Federal.

As atividades da Operação Cidadania Xingu começam em Altamira, nos dias 3, 4, 5 e 06 de agosto. Até o final de outubro, cada um dos 11 municípios da região será contemplado com ações imediatas nas áreas social, de regularização ambiental e fundiária, e de fomento às atividades produtivas.

A população rural e urbana também terá acesso ao CPF, outro documento importante; poderá solicitar a regularização de propriedades e aprender técnicas sustentáveis de produção no campo. Serão oferecidos ainda abertura de contas e crédito bancário, acesso aos benefícios previdenciários, serviços de saúde, vacinação e atividades educativas.

Oficinas

As oficinas do projeto Biizu também integram o Projeto Cidadania Xingu. Em Altamira, elas serão realizadas no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no período de 3 a 06 de agosto.

De acordo com Felipe Braun, um dos coordenadores do Biizu, “desta vez serão realizadas três oficinas: Rádio, com a jornalista Danielle Ferreira; Web, com Rafael Tavares, e fotografia, com Sidney Oliveira. Serão 20h de atividades e os resultados serão publicados em um blog”.

A cidade de Altamira é a décima a ser contemplada com o Biizu, que já atendeu mais de 600 pessoas, entre estudantes e profissionais de comunicação. Segundo Felipe Braun, todas as atividades desenvolvidas durante as oficinas entram automaticamente no concurso de mídias populares, que será realizado pela Secom no final de 2011.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias