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quarta-feira, 25 / maio / 2022
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PARÁ: Paraense pena com telefonia e internet

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O Pará tem 681.013 linhas de telefone fixo (473.750 em operação) e 6.497.730 linhas de celular (5.960.006 pré-pagos e 537.724 pós-pagos). As dificuldades vividas por usuários de telefonia (fixa ou móvel) e internet, como instabilidade de sinal, interrupções constantes, falta de informações, velocidade abaixo da contratada e serviços de atendimento ao consumidor (SAC) pouco úteis, têm aumentado no mesmo ritmo da facilidade de acesso aos serviços e promoções oferecidas. Sem conseguir atender a todas as demandas atuais, operadoras fazem de tudo para seduzir o consumidor e ter cada vez mais clientes. É possível contratar um serviço pré-pago de celular por R$ 3 (valor de um chip).

Com sistemas sobrecarregados, os problemas por resolver se acumulam. Mesmo com tantos aborrecimentos, na hora de enviar as faturas as empresas são impiedosas. Muitas vezes agem de má-fé e cobram valores indevidos ou abusivos. Essa prática lidera o ranking de reclamações feitas ao Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon-PA).

Dos 15.645 atendimentos feitos pelo Procon-PA, no ano passado, 1.784 (11,40%) foram relacionados a esses serviços. Este ano, dos 5.090 atendimentos, 690 (13,55%) foram queixas de telefonia e internet. De janeiro de 2010 até abril deste ano, foram aplicadas multas no valor de R$ 39.288,34, sendo R$ 12.520,46 para a telefonia móvel e R$ 26.767,88 para a fixa. (O Liveral)

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