Connect with us

Pará

PARÁ: Paragominas sedia treinamento voltado ao comércio exterior

Publicado

em

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e o governo do Pará, por meio da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, promovem, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), no Centro Profissional de Educação (CEP)/Senai de Paragominas, dois dias de treinamentos para empresas de pequeno porte, com foco na União Europeia. Será realizada ainda uma palestra sobre a importância do comércio exterior para o Estado. O treinamento conta com o apoio da Prefeitura de Paragominas, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Associação Paraense das Indústrias de Móveis, Artefatos de Madeira e Afins (Apimóveis).

Dentre os vários objetivos do evento destacam-se a promoção da competitividade e a sustentabilidade no setor de exportação, fomento à participação dos agentes envolvidos na cadeia de exportação, e busca pelo Mdic e iniciativa privada de novos nichos de mercado para as exportações brasileiras.

O Pará ocupa o sexto lugar no ranking dos Estados exportadores, e a previsão é que, em setembro, avance uma colocação na lista dos maiores exportadores do Brasil, ultrapassando o Paraná. Paragominas, município do nordeste paraense, acompanha o crescimento do Estado. Apesar de ter registrado uma queda de 74,22% nas exportações, entre o período de 2007 a 2010, o município continua sendo um centro importante da economia paraense e um polo com grande potencial para o comércio exterior.

Paragominas vem ganhando investimentos em projetos na área de mineração, com a chegada das empresas Vale e Hydro, além de ter um forte apelo em experiências de desenvolvimento sustentável, por ser o primeiro município paraense a sair da lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de Estados que mais desmatavam e ser pioneiro na implementação do Programa Estadual Municípios Verdes.

Consolidação

No ano passado, madeira, soja e móveis lideraram as vendas externas de Paragominas, somando US$ 11,641 milhões, bem abaixo dos US$ 45 milhões/FOB registrados em 2007. De acordo com Fátima Gonçalves, da diretoria de Apoio ao Comércio Exterior (Dcomex), do governo do Estado, apesar desse decréscimo, o município tem uma história de exportação já consolidada, e o objetivo do Treinamento para Pequenas Empresas é trabalhar a diversificação da pauta exportadora.

Fátima Gonçalves também ressalta que o Mdic pretende com o curso mostrar que exportar não é um “bicho de sete cabeças”. “O treinamento abre os olhos dos pequenos e médios empresários, principalmente dos pequenos, mostrando que a exportação é uma oportunidade, é uma alternativa”, complementa.

Segundo a diretora, o Mdic sinaliza que, desde que as empresas estejam preparadas, o Ministério tem ferramentas para auxiliar no processo. Fátima destaca ainda que o curso prepara para o mercado externo e eleva o padrão da empresa para o mercado interno.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze