Connect with us

Pará

PARÁ: Paragominas um modelo de sustentabilidade para o estado

Publicado

em

Como Paragominas conseguiu dar a volta por cima? A cidade, que já foi uma das campeãs de desmatamento ilegal, saiu da lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e, mais do que uma esperança para a região, se tornou um exemplo de solução sustentável para Amazônia. Mas até chegar a esse ponto o município passou por diversas situações de conflito, o que culminou com sua inclusão, em 28 de fevereiro de 2008, na lista dos 36 municípios que mais desmatam no Brasil. “Quando soubemos dessa notícia, resolvemos criar um pacto pelo desmatamento zero”, diz o prefeito Adnan Demachki.

Com o apoio do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o município de Paragominas passou a ser monitorado frequentemente. Em março de 2008 chegaram a Paragominas os agentes do Ibama para colocar em prática a operação Arco de Fogo, apoiada pela Força Nacional. “Foram 40 dias de atuação no município, o que resultou em autuações e fechamento de várias empresas madeireiras”, lembra Adnan.

Foi então que a prefeitura resolveu lançar o Programa Município Verde. “Percebemos que precisávamos fazer algo urgente para reverter a situação de Paragominas”, enfatiza o gestor. Após o lançamento do programa, várias iniciativas foram adotadas para garantir o controle do desmatamento na cidade. Porém, em 23 novembro de 2008, o município foi palco de um conflito gerado por grupos que defendiam a atividade de extração em terras indígenas e que tiveram caminhões apreendidos pelo Ibama. A má notícia repercutiu em todo o país. “Chegamos a pensar que todos nossos esforços tinham sido em vão. Mas não desistimos, conseguimos o apoio do Governo Federal e mudamos o cenário”, diz o prefeito.

Uma carta em repúdio aos atos de vandalismo foi divulgada nacionalmente e o projeto “Município Verde” teve continuidade. “Prosseguimos com o monitoramento e passamos a fazer o Cadastro Ambiental Rural na sede do sindicato dos produtores”. Após dois anos de implantação do programa, Paragominas finalmente conseguiu sair da lista de desmatamento e o nível de devastação na região chegou a níveis insignificantes. O desmatamento caiu 43% em 2008 e 86% em 2009. No ano passado os números continuaram caindo e este ano se tornaram quase inexpressivos.

Os produtores aprenderam a valorizar as boas práticas agropecuárias e o município experimentou pela primeira vez uma gestão socialmente justa e ecologicamente correta, conquistando, no final do ano passado, o prêmio Chico Mendes. “Se todos os municípios tiverem força de vontade e não medirem esforços para evitar o desmatamento, tenho certeza que podemos tornar o Pará em um Estado sustentável”, garante o prefeito.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze