- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 18 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Paratur certifica 58 profissionais de turismo em Paragominas

Mais Lidas

Mais 58 profissionais que atuam na área do turismo receberam certificados de conclusão de cursos oferecidos pelo governo do Estado, por meio do Plano Emergencial de Qualificação Profissional do Turismo, iniciado em agosto deste ano em 15 municípios paraenses. O evento, que aconteceu no auditório do Sindicato Rural do Pará.

O mensageiro de um dos maiores hotéis de Paragominas, Mateus dos Santos Diniz, ao representar os 58 formandos, chorou enquanto discursava sobre o que chamou de “privilégio de poder fazer um curso dessa natureza. Desculpem, mas isso nunca aconteceu na minha vida. Fazer o curso foi uma grande oportunidade pra mim”, disse ele, que agora sonha com uma função de recepcionista, área para a qual se qualificou.

 “Paragominas é modelo de gestão ambiental. Não somos meros expectadores, somos atores, e o turismo é importante”, disse a secretária municipal de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Maria Aparecida Luciano, ao elogiar o lançamento do Plano Estratégico de Turismo do Pará e o projeto de lei, aprovado na Assembleia Legislativa, da Secretaria de Estado de Turismo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Pará, parceiro da Paratur na execução do Plano de Qualificação, foi o primeiro do Brasil a trabalhar qualificações. Paragominas foi o primeiro município paraense a receber o curso, seguido de Benevides e Bragança. Ele afirmou que em 20 anos a instituição já qualificou mais de 100 mil pessoas, graças a convênios como o que firmou com a Paratur.

O presidente do Belém Convention & Visitors Bureau, Carlos Freire, representando o trade turístico da região, explicou por que direcionou seus investimentos, antes concentrados em Belém, para o município de Paragominas, onde ele apontou a crescente força do turismo de eventos e negócios. Ele organizou em seu hotel, o Regente, uma reunião com diversos empresários do setor de turismo da qual participou o presidente da Paratur, Adenauer Góes, o prefeito de Paragominas, Adnan  e o secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa.

O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, disse que o município, como exemplo internacional de “Município Verde”, será apresentado para mais de 100 pesquisadores em março deste ano na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e que são crescentes as visitas de pesquisadores ao município, assim como empreendedores, imprensa e outros que reconhecem a sua importância como modelo de gestão ambiental. Adnan parabenizou a Paratur e Senar pela preparação da mão-de-obra local para receber esse fluxo e também o turista.

 “A Paratur está em sintonia com este projeto de desenvolvimento. Paragominas, que conquistou seu espaço como de desenvolvimento sustentável no Pará, não poderia ficar de fora do Plano Emergencial de Qualificação”, disse o presidente da Paratur, Adenauer Góes, ao explicar sobre a criação do Sistema de Gestão Pública do Turismo, que vai contemplar a Secretaria de Estado de Turismo, Paratur e o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur).

Muito prestigiado pela população local, Sidney Rosa, que foi prefeito de Paragominas entre 1997 a 2004, disse que o município dá uma enorme contribuição sobre diversos aspectos ao Pará. “Um município piloto, onde as coisas funcionam bem. Na educação premiada, na gestão ambiental, setor produtivo, geração de emprego”, destacou ele, ao parabenizar a Paratur pela certificação dos 58 concluintes dos cursos de qualificação em Paragominas e por estar levando essa qualificação a outros municípios do Pará.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias