Connect with us

Pará

PARÁ: Petróleo à vista em Salinas

Publicado

em

Somente a implantação de um polo universitário avançado voltado para a área tecnológica em Salinas, estruturado pela Vale e pela Petrobras, já representa uma forte evidência de que no Pará existe petróleo ou gás. Com o início da perfuração, desde dezembro do ano passado, do poço exploratório Harpia, localizado a 222 quilômetros do município de Viseu, no chamado Bloco Marítimo Pará-Maranhão 3 (BM-PAMA-3), essa hipótese se tornou mais forte.

A possibilidade da existência de petróleo em território paraense ficou ainda mais evidente quando a Petrobras instalou plataformas na divisa do Pará com o Maranhão e passou a alertar os navegantes quanto aos riscos de trafegar no local.

No domingo, 9, a OGX Petróleo e Gás e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu audiência pública em Bragança, reunindo também a população do município de Augusto Corrêa, para definir duas coisas: como compensar os pescadores que não poderão mais ingresszar na área de exploração – um grande trecho da Bacia Pará-Maranhão – e de que forma os municípios serão indenizados, caso haja algum prejuízo de ordem ambiental.

Diante de tantas evidências, o professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Carlos Alberto Dias, não tem dúvidas: existe petróleo na costa paraense. ‘A Petrobrás, principal agente de exploração do País, até hoje não encontrou petróleo no Pará. No entanto, existem fortes indícios na região à altura de Salinas, na Bacia Pará-Maranhão’, assegura. Dias – que é natural de Salinópolis, afirma que as evidências apontam para a existência do ouro negro, e que as confirmações virão após as perfurações. ‘O petróleo paraense se encontra próximo a camada de calcário – e é um ambiente bem difícil de estudar, como ocorre com o Pré-Sal. Caso se confirme, será uma benção, pois os royalties transformam qualquer região ‘, destaca. Ele lembra que as mudanças decorrentes do petróleo no Norte-Fluminense levaram desenvolvimento e qualidade de vida ao local. O professor também ressalta que faz parte do grupo que vai estruturar o Polo Universitário de Salinas, idealizado pela parceria entre a Vale, a Petrobras e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Terreno

Para Carlos Alberto Dias, a UFPA está se antecipando aos projetos de exploração que devem ganhar força nos próximos anos. A construção do polo universitário deve ser concluída já no próximo ano, segundo afirma o prefeito de Salinópolis, Wagner Curi (PT). ‘A Vale, a Petrobras e a UFPA confirmaram a criação do instituto de pesquisa na região. Fizemos a doação de um terreno de 44 hectares, e agora está na fase de captação dos recursos. A obra deve ser concluída ainda em 2011. A previsão é de que em 2012 já tenhamos vestibular’, assegura o prefeito.

Curi enfatiza que os cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, e Engenharia Oceânica, bem como um curso profissionalizante de Pesca, que só tem em Santa Catarina, serão disponibilizados no Pará. ‘Com certeza, já tem confirmada a existência de petróleo na costa paraense, caso contrário, não haveria motivos para investir em tal infraestrutura. Vamos ganhar cursos superiores e técnicos e vamos gerar milhares de empregos diretos e indiretos’, atesta. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze