- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 18 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: População de Altamira aprova serviços oferecidos pelo Pró-Paz

Mais Lidas

Milhares de pessoas compareceram ao Centro de Convenções de Altamira nesta quarta-feira (3) em busca dos serviços oferecidos pelo programa Pró-Paz Cidadania, como parte da Operação Cidadania Xingu, que leva aos municípios da área de influência da Hidrelétrica de Belo Monte vários benefícios à população.

Emissão de documentos, corte de cabelo, fotos 3×4 e ações de saúde garantiram o sucesso no primeiro dia da operação. Entre as pessoas que aguardaram na fila pelo atendimento havia histórias semelhantes de adultos que nunca tiveram um documento de identidade, crianças sem certidão de nascimento e jovens tirando sua primeira carteira de trabalho.

A estudante Lidiane Santos, 17 anos, sempre usou apenas sua certidão de nascimento como documento. “Agora que vou ter Carteira de Identidade, vou poder tirar outros documentos e me matricular em uma escola”, declarou.

A dona de casa Nazaré Ferreira saiu de uma aldeia indígena do Xingu e enfrentou um dia de viagem para tirar a certidão de nascimento da filha. “Se não fosse essa operação, a minha filha ia ficar sem certidão”, disse ela.

A aposentada Maria de Fátima, 65 anos, acompanhada dos três netos, aproveitou todos os serviços do Pró-Paz Cidadania. “Ficamos 3 horas dentro de um barco para chegar até aqui. Já levei as crianças ao médico e dentista, e ainda vou tirar o documento de cada um, porque uma oportunidade dessas nós não podemos perder”, ressaltou.

Superação

O Pró-Paz Cidadania oferecerá seus serviços em Altamira até o próximo dia 06 (sábado). A procura pelas ações no primeiro dia da operação superou todas as expectativas da organização.

Segundo a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene, cerca de 50 mil pessoas devem ser atendidas pelas ações de cidadania até o final da operação. “Estamos muito felizes com o fato de a população ter atendido ao nosso chamado. Estamos aqui em parceria com o governo federal e a prefeitura, para que juntos possamos trazer melhorias para a população”, ressaltou Izabela.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o ministro de Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, participaram do primeiro dia da Operação Cidadania Xingu e visitaram todos os serviços oferecidos no Centro de Convenções.

 “Estamos dando início hoje a uma nova fase da presença dos governos na região do Xingu, sem nenhuma conotação político-partidária. Nosso foco é garantir saúde, desenvolvimento e educação para a população”, enfatizou o ministro Afonso Florence.

O secretário Especial de Proteção Social, Zenaldo Coutinho, o secretário Especial de Promoção Social, Nilson Pinto, e o secretário extraordinário para Assuntos de Energia do Pará, Nicias Ribeiro, também participaram do início da Operação Cidadania Xingu, que tem como principal objetivo promover a integração das políticas públicas no âmbito das três esferas de governo, nos 11 municípios atingidos pela construção da usina, e ainda na Comunidade Gleba Assurini (pertencente ao município de Altamira).

Trabalho e renda

O governo do Pará leva à população da região do Xingu serviços de saúde e cidadania também com a participação da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

Segundo Mônica Coutinho, secretária adjunta de Trabalho e Renda, a Seter vai oferecer, “um atendimento diferenciado, para que a pessoa desempregada ou o trabalhador que queira trocar de emprego tenha maior facilidade de acesso ao mercado de trabalho”.

Durante a operação, as pessoas terão acesso à intermediação de mão de obra, qualificação e colocação no mercado de trabalho, por meio do Sistema Público de Emprego (SPE), do Ministério do Trabalho, que no Pará é desenvolvido pela Seter.

Mônica Coutinho informou que a Casa do Trabalhador de Altamira está fazendo esse atendimento, além de providenciar documentos como carteira de trabalho, fotografias e cadastramento para emprego. Segundo ela, o Mapa do Emprego de Junho/2011 no Pará “registrou 30.005 admissões contra 25.803 desligamentos – um saldo positivo de 4.202 postos de trabalho, contra 3.393 em junho do ano passado. E isso com carteira assinada”.

Os serviços da Seter estão sendo oferecidos no Centro Esportivo do Premen, das 8 às 18h. Mais informações na Casa do Trabalhador de Altamira, na Travessa Paula Marques, 268, no bairro de Açaizal. Fone (93) 3515-2577.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias