Connect with us

Pará

PARÁ: População reclama da falta de qualidade da água em bairros de Belém

Publicado

em

Uma água de aparência barrenta e enferrujada. Nest último final de semana a reclamação dos moradores de dois dos 25 bairros de Belém que ficaram sem água uma parte do domingo foi a mesma – avisados da falta de água, quando foram armazenar o líquido, perceberam que da torneira saía água suja, imprópria para uso doméstico e consumo. O serviço foi interrompido pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para que a Rede Celpa fizesse a instalação elétrica da subestação Curió e a manutenção na subestação da Cosanpa do bairro de São Brás. Para tal, foi necessário o desligamento programado da estação de captação da companhia. A medida atingiu cerca de 800 mil pessoas, conforme estimativa da Cosanpa.

Estava previsto que a água faltaria a partir das 8horas até, no máximo, 14h. No bairro da Condor, o serviço foi normalizado antes do previsto, por volta das 10h. Mas a costureira Teresinha Barbosa, de 60 anos, reclamou da qualidade da água. ‘Nós nos preparamos enchendo baldes, mas com o líquido que saiu da torneira não é possível preparar o almoço nem tomar banho. A falta de água é comum aqui neste bairro, ontem mesmo ocorreu durante toda a manhã, com a diferença de que não fomos avisados’, disse a moradora.

O motorista Renato Brabo, 45, aproveitou a volta da água para lavar o carro. ‘No domingo é o dia que mais atrapalha, porque fica todo mundo em casa e ninguém pode tomar banho até a água voltar’, disse o morador do Condor.

No bairro do Umarizal, próximo ao canal da travessa 14 de Março, a falta de água mudou a rotina dos moradores. A empregada doméstica Mônica Santos, 49, providenciava o almoço. ‘Não vai dar para fazer comida em casa, vai ser preciso comprar fora. A água para lavar os pratos vou pedir para uma vizinha que tem poço’, explicou. A aparência amarelada da água também chamou atenção. A aposentada Marlene Siqueira, 70, encheu os baldes nas primeiras horas do domingo, mas as reservas estavam no fim antes das 12 horas. ‘A água que saí da torneira é muito suja. Preciso coar para tirar a ferrugem. Como não temos dinheiro para comprar garrafas de água mineral, precisamos fazer tudo com esta que não é boa, até dar para as crianças’, diz a moradora. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze