- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 20 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Professores em greve pedem ajuda ao poder legislativo

Mais Lidas

Às 12h desta quarta-feira, 19, a Justiça tentará intermediar um acordo entre professores e governo do Estado. Ontem, a categoria teve trabalho para conseguir entrar na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), com policiais militares isolando o portão de entrada a mando da presidência, e saiu de lá com a promessa feita por deputados de que tentariam influenciar o Executivo a ceder. Os parlamentares devem dar uma resposta a uma comissão que irá ao legislativo às 9h.

A audiência de intermediação será presidida pelo juiz Elder Lisboa, no gabinete da 1ª Vara da Fazenda Pública em Belém. Se não houver acordo, o magistrado dará seguimento à Ação Civil movida pelo governo estadual contra os professores para obrigá-los a encerrar a greve de 24 dias.

Uma das coordenadoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Conceição Holanda considerou a ação civil, protocolada no terceiro dia de greve, como uma das retaliações aos grevistas. Outras apontadas por ela foram a pressão exercida por diretores de escolas e ameaça de corte do ponto.

Conceição reforçou que o movimento considera inaceitável a recusa do governo estadual em pagar o piso nacional de R$ 1.187,00 determinado pela Justiça federal porque os R$ 61,00 de diferença pedidos ao Ministério da Educação como complemento são considerados irrisórios para a administração pública.

A sindicalista disse que 80% dos municípios paraenses estão pagando o piso sem a ajuda do MEC, o que se espera do governo estadual já que não falta dinheiro para aplicar em outras áreas, nem se aplica na Educação mais que o mínimo determinado por lei, de 25% da arrecadação de impostos. (O Liberal)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias