- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Profissionais de educação se preparam para conferência em Redenção

Mais Lidas

Representantes de 15 municípios da Região do Araguaia participaram na sexta-feira, 25, e no sábado, 26, em Redenção, município do sul do Pará, da II Conferência Regional de Educação, acontecimento que antecede a Conferência Nacional de Educação (Conae) – evento marcadopara abril de 2010, em Brasília.

A cerimônia de abertura e todas as deliberações da conferência aconteceram no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na área urbana de Redenção, onde foi montada uma estrutura para o acolhimento das delegações dos trabalhadores em educação oriundos dos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, São Félix do Xingu, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Sapucaia, Tucumã, Rio Maria, Cumaru do Norte e Xinguara.

A secretária de Estado de Educação, Socorro Coelho, foi representada pela assessora técnica Cecília Fernandes, que definiu a conferência como um espaço democrático de socialização das proposições em defesa da educação. Os trabalhos na conferência foram efetivados a partir da aprovação do regimento interno, realizada pelo representante da coordenação estadual da Conae, Marcos Sousa Santos, pela representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), Conceição Holanda, e pelo professor Ronaldo Rocha (Conae).

Colaboração – Para a coordenadora do núcleo da Uepa, Ângela Fernanda Neves, a educação no Brasil é uma dívida de 500 anos, mas frisou que a Região do Araguaia colaboraria com grandes ideias para a consolidação de propostas eficazes para melhorar a educação.

O tema central da conferência – “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação” – foi apresentado pelo pró-reitor de Gestão e Planejamento da Uepa, Manoel Maximiano Junior, que defendeu a construção de um sistema nacional de educação, com o redimensionamento da ação dos Estados, garantindo diretrizes educacionais comuns a serem implementadas em todo o país, tendo como perspectiva a superação das desigualdades regionais.

Participaram da conferência Elcir Lustosa, representando o prefeito municipal, Wagner Fontes; o gestor da 15ª Unidade Regional de Educação (URE), Diego Borges; o secretário municipal de Educação de Redenção, Antonio de Sá; representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e secretário de Educação de Rio Maria, Wanderley Milhomem; representante da Câmara Municipal de Redenção, Alexandre Júnior, e o representante da comunidade estudantil, Ricardo Lima. (Izabel Cunha)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias