- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 01 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Projeto de lei que cria a Secretaria de Turismo é aprovado na AL

Mais Lidas

Foi aprovado em primeiro turno, no fim da manhã desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que cria a Secretaria de Estado de Turismo, apresentado no último dia 11 de novembro pelo governador Simão Jatene, que na oportunidade lançou ainda o Plano Estratégico do Turismo do Pará, nova marca e novo site promocional da área. O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, defensor do projeto, comemorou a aprovação, que contou com o voto favorável de 35 deputados.

 “Agora temos aprovado pela Assembleia e à disposição do governador para ser sancionado o Sistema de Gestão Pública do Turismo do Pará. É um momento para se festejar e a partir de agora colocar em prática o planejamento que já foi lançado, com o Plano Estratégico do Turismo. Está lançado também o pacto da gestão pública, do empresariado, da sociedade em geral pelo turismo”, disse Adenauer, explicando que o plano, denominado “Ver-o-Pará”, contempla nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing.

Adenauer Góes, que antes de apreciar a votação participou de uma sessão extraordinária com a temática do turismo, destacou a importância do empresariado, gestores municipais, lideranças políticas e entidades de turismo, além da sintonia entre todos os setores para que de fato o turismo aconteça. “Não é o plano ou a secretaria que vão fazer com que o turismo dê certo. É o conjunto de ações que podemos fazer a partir dessa sintonia”, completou.

A Paratur continua nesse novo sistema, com a missão de promover e divulgar o turismo paraense no cenário nacional e internacional a partir de estratégias de marketing. Adenauer Góes destacou ainda o papel do Fórum Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Fomentur), que congrega mais de 40 entidades, órgãos, instituições e outros ligados direta e indiretamente ao setor nesse novo sistema.

O presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro, entregou diplomas de reconhecimento por serviços prestados ao turismo brasileiro ao presidente da Paratur e ao presidente da Confederação Nacional do Turismo (CNTUR), Nelson de Abreu Pinto. “O turismo hoje é a esperança do Pará. Sabemos que cada litro de água é muito valorizado pelo mundo e temos aqui essa e muitas riquezas importantes”, observou o deputado.

O deputado Bira Barbosa também elogiou o momento de fortalecimento do turismo paraense. “O governador Simão Jatene tem um olhar não só no presente, mas também no futuro, e percebeu o quanto é importante o turismo para nosso Estado”, comentou, ao elogiar o lançamento do Plano Estratégico de Turismo e o projeto de lei que cria a secretaria, expressando concretamente que o turismo é uma prioridade no Pará.

O Pará, que atualmente recebe um fluxo superior a 600 mil turistas ao ano, tem boas expectativas de investimentos, a exemplo dos US$ 40 milhões que estão sendo negociados pela Paratur junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), recursos a serem investidos no fortalecimento dos seis polos turísticos do Pará, contemplando os 143 municípios paraense, com destaque aos polos Belém, Marajó e Tapajós.

Parte do plano vai contemplar o Programa Estadual de Qualificação Profissional (Peqtur), que de 2012 a 2015 vai qualificar em 68 municípios na área do turismo 10.280 trabalhadores, empresários e gestores na cadeia produtiva do turismo em 68 municípios do Pará, complementando os mais de 1,3 mil que já foram qualificados este ano pelo Plano Emergencial de Qualificação em 15 municípios.

Aprovado em primeiro turno na AL, o projeto de lei que cria a Secretaria de Turismo agora depende de uma última sessão para aprovação do texto final da lei, a ser sancionada pelo governador Simão Jatene.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias