Connect with us

Pará

PARÁ: PTP e Territórios da Cidadania discutem políticas públicas nas regiões

Publicado

em

Desenvolvimento territorial sustentável com participação social e integração de ações dos governos federal e estadual é a meta da parceria entre o PTP (Planejamento Territorial Participativo) e PTC (Programa Territórios da Cidadania), a partir da realização de oito plenárias territoriais para discutir prioridades de investimentos e ações previstas para os territórios e regiões de integração.

A estratégia é integrar esforços das esferas governamentais à participação da sociedade nas decisões e no monitoramento de políticas públicas nas regiões de integração do governo do Estado e nos territórios da cidadania. As plenárias terão a presença da governadora Ana Júlia Carepa. Quando ela não for, será representada por um secretário de Estado.

O Programa Territórios da Cidadania, instituído por decreto presidencial no início de 2008, constitui uma grande estratégia de concentração de esforços entre ministérios, governos estaduais e prefeituras, para firmar políticas públicas, a fim de combater a pobreza e as desigualdades sociais, favorecendo o desenvolvimento e o exercício da cidadania, principalmente para as regiões mais pobres e, historicamente, excluídas.

No Pará, são oito territórios incorporados ao Programa Territórios da Cidadania: Baixo Amazonas, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Sul do PA/Alto Xingu, Transamazônica, Baixo Tocantins, BR-163 e Marajó. Cada um possui um Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) e todos os projetos do programa contam com contrapartida de recursos do governo Estado.

Com a parceria do PTP, que possui em cada uma das 12 regiões de integração conselheiros e um agente regional que fiscalizam as demandas públicas votadas pela população, será possível garantir a gestão democrática das ações nestas regiões por meio da participação popular e do controle social. O Planejamento Territorial Participativo, ligado à Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), é uma política pioneira no Pará e importante para o fortalecimento da democracia.

Calendário das plenárias

Região de Integração/data/território

Tapajós/BR-163 – dias 09 e 10/03 – Itaituba

Carajás/Sudeste Paraense – dias 11 e 12/03 – Marabá

Baixo Amazonas/Baixo Amazonas – dias 11 e 12/03 – Santarém

Araguaia/Sul do PA/Alto Xingu – dias 12 e 13/03 – Xinguara

Tocantins/Baixo Tocantins – dias 15 e 16/03 – Igarapé-Miri

Xingu/Transamazônica – dias 15 e 16/03 – Altamira

Marajó/Marajó – dias 18 e 19/03 – Belém

Capim /Nordeste Paraense – dias 18 e 19/03 – Ipixuna do Pará

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze