Connect with us

Pará

PARÁ: Representantes do governo discutem sobre o domínio das ilhas paraenses

Publicado

em

A questão da dominialidade das ilhas fluviais, lacustres e costeiras, inclusive aquelas situadas no arquipélago marajoara, foi o tema do acalorado debate realizado durante o final da tarde e início da noite de quarta-feira (25), na sede da Federação de Agricultura do Estado do Pará (Faepa). O presidente da Faepa, Carlos Xavier, fez a abertura do encontro, levantando questionamentos sobre as ilhas estaduais.

O Iterpa (Instituto de Terras do Pará), através do seu presidente, Carlos Lamarão, defende que todas essas porções insulares, que sofram ou não influência de marés, pertençam ao patrimônio fundiário do Estado do Pará.

O assunto já havia sido discutido no início desta semana na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) por deputados da casa. Segundo Carlos Lamarão, a questão é muito séria e exige que seja tratada com muita cautela por parte de todos os segmentos que integram a comunidade paraense, por envolver a autonomia dos Estados-membros sobre essa modalidade de bens públicos.

Na ocasião, o presidente do Iterpa manifestou-se também sobre o problema da Ilha do Marajó, que hoje está na posse da União. Segundo ele, o órgão fundiário estadual enfrenta dificuldades até mesmo para colher informações a respeito dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU) naquela região. ‘Estamos praticamente excluídos daquela área, cujo domínio pertence, de fato e de direito, ao povo paraense’, diz Carlos Lamarão.

O Secretario Estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, que estava presente nos dois encontros, falou ontem, que ‘o governo não quer discutir o uso da terra nessas ilhas, o que constitui preocupação desmotivada por parte dos ocupantes das áreas, até porque o direito à regularização em favor dessas pessoas decorre de preceito constitucional. O que Lamarão questiona é apenas a propriedade dessas terras em favor do Estado do Pará. Mesmo que tenha que recorrer ao Judiciário, o governo vai tentar recuperar o domínio de seu patrimônio’, enfatizou o secretario. Estiveram presentes na reunião o Iterpa, Faepa, Sagri, produtores rurais, procuradores estaduais e advogados.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze