- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 16 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Secretaria de Agricultura lança o Frutal Amazônia e Flor Pará 2011

Mais Lidas

O Frutal Amazônia e Flor Pará 2011 foram lançados nesta quinta feira (6), durante café da manhã com jornalistas e autoridades na sede da Federação da Agricultura do Pará (Faepa). A exposição de flores e frutas é promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), e o Instituto Frutal, de 20 a 23 deste mês, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Considerados os eventos mais importantes da fruticultura e floricultura do Norte do país, o Frutal Amazônia e Flor Pará demonstram o potencial da agricultura familiar e da agroindústria e reúnem produtores de toda a Amazônia e de outros Estados brasileiros. Especialistas vão ministrar cursos, palestras, seminários setoriais, painéis e oficinas florais para capacitar os produtores.

O titular da Sagri, Hildegardo Nunes, confirmou a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, para o lançamento do Plano Safra Estadual, que acontece dia 21, dentro da programação paralela do Frutal Amazônia e Flor Pará. Haverá também o encontro de secretários municipais de Agricultura. O tema do evento será “Agricultura e inovação: rota para o desenvolvimento sustentável”.

Sustentabilidade

Hildegardo Nunes destaca a importância do evento para o desenvolvimento econômico do meio rural e do Pará como um todo, partindo das práticas sustentáveis da agricultura. “O cacau e o açaí vêm se destacando na agricultura como fator de erradicação da pobreza com grande aceitação no mercado mundial”, diz. O Frutal Amazônia e Flor Pará proporcionam aos produtores a oportunidade do conhecimento, sem o qual não poderão crescer e alcançar novos mercados para os seus produtos.

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, considera que o Pará tem um imenso potencial para transformar a região Norte em uma grande produtora mundial do setor. O Frutal Amazônia e o Flor Pará 2011 vêm para atuar como uma ferramenta em prol do desenvolvimento, pontua. “O evento propõe discussões e  estimula a preparação dos representantes do setor produtivo para essa nova fase do agronegócio”, afirma.

Na opinião do presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o evento complementa as políticas públicas ao apoiar a fruticultura, a floricultura e agroindústria, promovendo a inovação do setor para o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. “O Frutal Amazônia e o Flor Pará 2011 proporcionam o conhecimento e a discussão entre produtores e tecnólogos sobre o potencial da região para o agronegócio”, reforça.

Destaques

A programação técnica vai abordar temas sobre as culturas industriais, como o cacau, produção agroecológica, cooperativismo e solução de problemas, todos com enfoque na Amazônia. Os painéis vão tratar de incentivos e crédito para o setor, regularização ambiental, informando os projetos que vêm sendo implantados pelo governo do Estado para facilitar a comercialização de produtos do setor.

O Parque Tecnológico será uma das maiores atrações na área da fruticultura. A instalação de dois túneis vai mostrar todo o funcionamento da cadeia produtiva do cacau e do açaí. Os visitantes poderão entrar e conhecer toda a evolução produtiva das duas culturas, desde a fase do plantio até a industrialização do chocolate e a produção artesanal dos batedores de açaí.

Na área da floricultura, será montado um grande painel com flores tropicais que dará as boas vindas aos visitantes. Os jardins darão ideia de paisagismo para diversos ambientes, demonstrando tipos de flores e plantas ornamentais, combinação de cores e artesanato.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias