- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 18 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Secretário confirma ampliação do Hospital Regional em Marabá

Mais Lidas

O secretário de Estado de Saúde, Helio Franco visitou o Hospital Regional do Sudeste “Dr. Geraldo Veloso”, administrado pela Organização Social Pró-Saúde. Na oportunidade, confirmou que a ampliação da estrutura física e dos serviços da instituição foi autorizada pelo governador Simão Jatene e explicou que os estudos para isso serão iniciados este ano, mas a ampliação, de fato, virá a partir de 2012, quando a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disporá de mais recursos para o investimento.

Franco alertou, no entanto, que a Sespa fará mudanças nas metas mensais a serem alcançadas pelo Hospital e intensificará o monitoramento sobre elas. O secretário de Saúde anunciou a construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e a implantação de mais 30 máquinas de hemodiálise no Hospital Regional de Tucuruí, e ainda confirmou que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) implantará, em breve, uma Faculdade Medicina em Marabá.

No Hospital Regional, onde foi recebido pelo diretor geral Paulo Czrnhak, Helio Franco percorreu todas as instalações para verificar o funcionamento de cada uma delas. Antes da visita ao Hospital Regional, o titular da Sespa e comitiva passaram pelo Hospital Municipal Materno-Infantil e foram recepcionados pela secretária municipal de Saúde de Marabá, Joelma Sarmento, e pelo diretor do Hospital, Paulo Geraldo de Souza.

No local, funciona uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com seis leitos. Em algumas situações, o espaço chega a atender um número de bebês superior à capacidade instalada. O Hospital já tem área física para a implantação de uma UTI Neonatal de sete leitos, no entanto a Sespa pretende fazer uma parceria com o governo do Estado para colocá-la em funcionamento o mais rápido possível, bem como para reestruturar o Banco de Leite do Hospital.

Em entrevista coletiva concedida à imprensa de Marabá, Helio Franco enfatizou a necessidade de fortalecimento da Atenção Primária na região sudeste, para que menos pessoas precisem de serviços de média e alta complexidade. E reforçou, como sempre faz, a importância do bom funcionamento do Programa de Hipertensão Arterial (Hiperdia), assegurando melhor controle dos pacientes diabéticos e hipertensos, para evitar que se tornem renais crônicos no futuro.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias