Connect with us

Pará

PARÁ: Sema receberá propostas ao estudo de impacto ambiental de siderúrgica

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) receberá até na próxima quinta-feira, 21, as últimas propostas e sugestões para o aperfeiçoamento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto de instalação da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa), no município de Marabá, sudeste paraense, a mais de 500 quilômetros de Belém.

O prazo foi decidido durante a audiência pública do projeto, realizada na última quinta-feira, 7. A reunião teve contribuições e críticas dos mais expressivos segmentos da sociedade de Marabá, e de outros municípios da região que serão beneficiados pela implantação da siderúrgica, o primeiro empreendimento dessa natureza na Amazônia e em área não litorânea do país.

Na audiência pública presidida pelo titular da Sema, Aníbal Picanço, a empresa Vale, responsável pelo projeto, apresentou à sociedade o Estudo de Impacto Ambiental. O documento recebeu contribuições dos vereadores de Marabá e municípios vizinhos, de prefeitos, profissionais liberais, coordenadores de organizações não governamentais (ONGs) e lideranças populares.

Cerca de 900 assinaturas foram registradas pela coordenação da audiência, garantindo, no entendimento da Sema, a ampla participação da população, de representantes dos poderes constituídos, lideranças empresariais e trabalhistas.

Após quase oito horas de debates, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, representando a governadora Ana Júlia Carepa, afirmou que a “Sema conseguiu angariar boas ideias e sugestões para fortalecer o projeto e dar respostas à sociedade. Todos estão de parabéns; ganharam todos: Marabá, a região e a democracia”.

Desde esta segunda-feira, 11, a equipe técnica da Gerência de Projetos Industriais da Sema analisa as sugestões oferecidas pela sociedade aos estudos da Alpa. Segundo a Assessoria de Comunicação da Vale, antes da audiência pública de Marabá a empresa já havia apresentado o projeto às comunidades sob influência da siderúrgica “em 29 reuniões prévias, em dezembro de 2009, reunindo mais de 2.300 pessoas”.

Números – O investimento a ser feito na instalação da Aços Laminados do Pará é estimado em R$ 5,2 bilhões, para uma produção anual de 2 milhões de toneladas métricas de aços semi-acabados e 500 mil toneladas de ações laminados.

A Vale também estima que com a implantação da siderúrgica serão gerados na região, apenas na primeira fase, 16 mil empregos e, na fase de operação, mais de 5 mil empregos diretos.

A expectativa da empresa é de que os serviços de terraplenagem sejam iniciados ainda em junho deste ano, e as demais etapas do cronograma em outubro de 2010. A entrada em funcionamento da Alpa está prevista para novembro de 2013.

Após o dia 21 deste mês, quando encerra o prazo para a sociedade oferecer novas contribuições ao Estudo de Impacto Ambiental, a Sema tem até um ano para expedir a Licença Prévia (LP), de acordo com a legislação em vigor.

O parecer que será emitido após análise da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), a partir das apreciações e conclusões consolidadas pela equipe da Gerência de Projetos Industriais, viabilizará a concessão da LP, depois da manifestação e votos dos conselheiros no plenário do Coema.

Segundo Aníbal Picanço, pela importância e oportunidade de crescimento econômico sustentável, geração de emprego e renda para o Estado, “a secretaria envidará todos os esforços para apreciar a concessão da LP ao projeto da Alpa, dentro dos critérios estabelecidos pela legislação, e assegurar a licença, no tempo necessário, desde que cumpridas as exigências pelo empreendedor, o que até o momento vem ocorrendo”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze