- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

MARANHÃO: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai movimentar São Luís

Mais Lidas

Novidades como um cubo mágico que escaneia pessoas e as transforma em avatares no mundo virtual e uma mesa multi-touch para passeio virtual pelo Centro Histórico de São Luís são algumas das atrações que estão sendo reservadas para os visitantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O evento, que é aberto ao público, acontece de 17 a 22 de outubro no estacionamento do São Luís Shopping e deve movimentar a capital durante esses cinco dias.

A principal finalidade da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C,T&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.  

 “É um evento grandioso que busca difundir o conhecimento científico e as inovações tecnológicas por meio de trabalhos e experiências e que, neste ano, traz um tema que merece atenção de todos: mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de risco”, declarou Olga Simão, secretária de Estado da Ciência e Tecnologia que, junto com a diretora da Fapema, Rosane Guerra, está acompanhando toda a programação.

Na área de 7.000 metros quadrados onde o evento será realizado, serão montados 38 estandes, 5 auditórios, tendas, onde serão realizadas palestras, exposições de pôsteres e protótipos de inovação e mini-cursos.  Ainda como novidade da programa, a atividade “Noite no Museu”, que tem a parceria do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.

O objetivo dessa atividade é inovar e motivar os jovens a exercitarem a leitura, a escrita e o desenho. Para tanto, o participantes da atividade contarão com auxílio dos monitores do centro de pesquisa que irão conduzi-los nas atividades onde os participantes farão uma viagem ao passado remoto acerca de 95 milhões de anos atrás, quando o Maranhão era povoado por dinossauros, reptes voadores, crocodilos de 50 cm a 6 metros de comprimento e inúmeros outros habitantes pouco conhecidos. Além disso, haverá uma dramatização das lendas maranhenses e um painel interativo.   

Uma atração que foi sucesso na edição da semana no ano passado estará de volta este ano: o planetário, bastante procurado pelos estudantes. “Queremos criar ambientes de aproximação da sociedade com a ciência e tecnologia, que são estratégicas para se promover o desenvolvimento”, destacou Rosane Guerra.

Destaque

Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a organização do evento ano passado deu ao Maranhão o 3º lugar no ranking dos estados do Nordeste e 8º lugar no Brasil em número de atividades durante os sete dias de realização da SNCT. A Mostra Científica foram 350 ações. Para este ano, o público esperado é de 20 mil pessoas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país, de 17 a 23 de outubro com objetivo de estimular o debate em todos os setores da sociedade sobre a prevenção de riscos e redução dos impactos naturais. Nesta edição 2011, a Semana quer unir ciência, tecnologia e sociedade em favor da prevenção e minimização dos impactos.

O evento, aberto ao público em geral, une no mesmo espaço instituições de ensino e pesquisa, universidades, professores, pesquisadores, todos juntos para debates dos diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta e principalmente, sobre as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas em escala local e global.

A coordenação da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T. Paralelamente, como parte da programação da Semana, a Fapema promove a II Mostra Científica Maranhense, que tem como objetivo divulgar as produções científicas e idéias inovadoras de pesquisadores locais. Em especial projetos que comunguem da mesma proposta do tema da Semana.

O governo também está apoiando eventos no interior do estado. Os municípios interessados em realizar atividades durante a semana podem entrar em contato com a Secretaria de Ciência e Tecnologia ou com a Fapema para parcerias.  Nos municípios de Caxias, Chapadinha e Bacabal serão realizadas atividades com o apoio da Fapema. Os projetos foram aprovados por meio do edital de incentivo Programa de Apoio a Popularização da Ciência e Tecnologia/Semana Nacional De Ciência e Tecnologia – SCT, que contemplou 15 projetos com recursos que variam de R$ 2 mil a R$ 4mil.   

Parceiros

São parceiros na realização do evento secretarias de Estado, entre elas a de Meio Ambiente, Educação e das Cidades, bem como as Universidades Federal e Estadual do Maranhão, Uniceuma, Instituto Federal do Maranhão, CEST, Faculdade São Luís e Instituto Florence. Entre as empresas privadas que apoiam o evento estão a Vale e Alumar.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias