- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

PARÁ: Sistema informatizado de controle da produção rural é apresentado em Marabá

Mais Lidas

O governador Simão Jatene lançou, na noite deste sábado (9), na Feira Agropecuária de Marabá, sudeste do Pará, três novas ferramentas de gestão informatizada da produção rural paraense que agilizam processos e imprimem maior credibilidade ao produto regional: o novo sistema da Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), o Siapec, a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o Cartão do Produtor Rural. Com eles, a meta é elevar a qualidade do gado exportado pelo Estado a um patamar nacional e internacional.

“O Pará saiu de uma zona de risco desconhecido para uma zona livre com vacinação da aftosa e hoje discutimos sobre a GTA Eletrônica. O que levou a esse avanço foi a união entre o Estado e os produtores rurais. Agora, não tenho dúvida de que podemos fazer do Estado uma zona de referência nacional e internacional”, disse Simão Jatene.

Os produtores rurais agora podem emitir em tempo real documentos necessários ao trâmite de serviços no campo, o que revoluciona as atividades do setor e causa impactos diretos na economia do Estado. Entre os benefícios do novo sistema estão: elevação do preço da carne paraense; maior credibilidade do produto junto ao mercado e Ministério da Agricultura; redução do tempo de trâmite de processos em até 70%; aumento da arrecadação de impostos e expansão do mercado.

Tecnologia

Até então os trâmites de serviços no campo aconteciam de forma burocrática e anacrônica. Com o Siapec e o Cartão do Produtor, acaba a obrigatoriedade do produtor de ir à sede da Adepará, pois é possível retirar, em qualquer lugar que tenha o equipamento POS (Ponit Of Service), como sindicatos e rede credenciada, os seguintes documentos: Cadastro Ambiental Rural (CAR); requerimento da Licença Ambiental (LAR); GTA e a Nota Fiscal do Produtor (NFP). Mais de 115 mil propriedades rurais cadastradas no Pará atualmente já podem usufruir do serviço.

O equipamento e o sistema que permite a emissão eletrônica dos documentos em tempo real foram desenvolvidos pela empresa Hana, presente em mais de 100 países. “É a mesma companhia que fornece a tecnologia para todo o sistema financeiro mundial. É dela que o nosso Estado agora passa a dispor”, explicou o presidente da Federação de Agricultura do Pará (Faepa), Carlos Xavier.

Metas

Segundo o diretor geral da Adepará, Mário Moreira, o governo do Estado elegeu metas para melhorar ainda mais o controle e qualidade da produção agropecuária local. Dentre elas estão: deixar o Pará livre da aftosa até o fim do ano e conquistar o certificado internacional de bloco livre da aftosa até maio de 2012, na Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

A agência também vai reformar seus escritórios e frota de carros e deve reforçar o trabalho de auditoria de campo para garantir o serviço veterinário de qualidade. Outras metas são a implantação de um plano de cargos e salários para os funcionários da Adepará e a reforma do laboratório de pesquisa, segundo Mário Moreira.

Outra importante medida anunciada pelo governador foi o lançamento da Guia de Trânsito Vegetal (GTV), que também revolucionará o setor. Madeiras, sementes e mudas serão certificadas com o novo projeto, que será fiscalizado e controlado pela Adepará. “Para fazer o transporte de vegetais será necessário ter a guia, que conterá todas as informações sobre o produto e dará confiabilidade ao produto paraense”, disse o secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes. A lei para implantação do sistema já foi regulamentada e o novo sistema será implantado em dois meses.

Homenagens

O governador também fez a entrega de Cheques-Moradia para servidores estaduais e entregou certificados de cursos de inclusão digital para participantes da feira. Após as solenidades, Simão Jatene reuniu-se com diversos prefeitos de localidades vizinhas. Em seguida, fez questão de visitar o evento, para conhecer os estantes e as novidades do mercado da agricultura e pecuária da região. Ao fim, ele prestigiou o rodeio.

Na ocasião, Simão Jatene foi homenageado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá. O presidente do sindicato e diretor geral da Feira, Antônio Miranda Sobrinho, entregou uma fivela de homenagem ao governador por suas contribuições para o desenvolvimento do setor rural. “É uma homenagem de gratificação porque o senhor é parceiro dos produtores”, disse.

Ainda durante a solenidade de lançamento, o governador atendeu ao pedido do deputado estadual Tião Miranda de direcionar o recurso previsto na Agenda Mínima para construção de um centro poliesportivo para a ampliação do Hospital Regional de Marabá. “Tivemos grandes avanços com a construção do hospital em seu governo anterior; hoje recebemos inclusive pacientes de outros municípios. Agora gostaríamos que o senhor permitisse a ampliação”, solicitou o deputado.

Cerca de 50 mil pessoas participaram da Feira Agropecuária de Marabá, que hoje é considerada a maior do país no segmento. O governo do Estado contribuiu com recursos de R$ 100 mil para a realização do evento.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias