Connect with us

Pará

PARÁ: Sob ameaças, GTA retoma busca por ossadas da Guerrilha do Araguaia

Publicado

em

Nesta terça-feira, 7, o Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) deve retomar as buscas pelas ossadas de vítimas da Guerrilha do Araguaia, em Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). Só depois, a procura se ampliará a outras localidades. Desta vez, as escavações serão mais profundas, procedimento baseado em informações de que os corpos teriam sido enterrados em covas verticais profundas. Conforme informou Sezostrys Alves da Costa, diretor-tesoureiro da Associação dos Torturados da Guerrilha do Araguaia.

Sezostrys revelou ainda que as investigações avançaram muito e que, por conta desses avanços, o GTA estaria sofrendo algumas represálias. Diante disso, a questão foi levada à ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. “Estão trabalhando para nos incluir no Programa de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos”, expôs, salientando que a ação se faz necessária dado o atual quadro de violência na região.

Identificados

Somente duas das 12 ossadas recolhidas na região foram identificadas até hoje. “Por várias dificuldades, ainda não foi possível realizar o exame de DNA para o reconhecimento destas”, disse, Sezostrys acrescentando que ainda existem mais de 100 pessoas desaparecidas.

Novidades

Ainda de acordo com ele, um dos militares que atuaram na Guerrilha, entrevistado pela Associação dos Torturados, revelou que presenciou a execução de18 pessoas, “a maioria camponeses”. O militar, ainda de acordo com Sezostrys, relatou que tirava guarda na Casa de Comando, da Guerrilha, em Xambioá. E lá, este ouvia que seria muito difícil encontrar os corpos. Uma vez que a maioria teria sido enterrada em sepulturas verticais: cisternas ou poços, numa grande profundidade para dificultar a localização. Revelou também que os corpos foram enterrados próximos. Portanto, caso se encontre um, encontra-se o restante. Ou, ao menos, grande parte.

Este é, pois, um dado novo que incita novas buscas em lugares já escavados. Tendo em vista que, até agora, limitava-se à busca pela cova comum, de sete palmos, de acordo o que foi ressaltado por Sezostrys. “Em quase dois anos de trabalho, tivemos poucos resultados, talvez, por causa disso”, acredita, apontando que, agora, a ação será identificar o local e fazer a escavação mais a fundo.

Alianças

O Grupo de Trabalho do Tocantins (GTT), agora Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA), responsável pelas buscas, mudou nomenclatura e composição. Estando integrados, hoje, à coordenação do GTA, a Secretaria de Direitos Humanos e o Ministério da Justiça. (Carmem Sevilla – Correio do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Pará

Botafogo vence o Remo por 3 a 0, em Volta Redonda

Publicado

em

O Botafogo venceu o Remo por 3 a 0 na tarde desta domingo, pela 3ª rodada da Série B do Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda. O Fogão abriu o placar logo aos treze minutos, com Chay aproveitando passe de Rafael Navarro. O Leão até equilibrou as ações no primeiro tempo, mas voltou meio desligado para a etapa final. O segundo dos cariocas veio em contra-ataque puxado por Ronald, que acionou Rafael Navarro. Atacante só tocou na saída de Vinícius. O terceiro veio em um chute de longe de Pedro Castro, que venceu o goleiro azulino.

O Botafogo se mantém invicto na competição e chega aos sete pontos, assumindo a 3ª colocação. Com quatro pontos, o Remo cai para 10°, podendo perder ainda mais duas posições ao final da rodada.

Na quarta rodada da Série B, o Remo recebe o Vitória na quarta-feira, dia 16, às 16h, no Baenão, em Belém. Um dia depois, o Botafogo visita o Londrina no Estádio do Café, às 19h. (Foto: Samara Miranda)

Continue lendo

Pará

Na Bahia, Paysandu vence Jacuipense por 2 a 0

Publicado

em

O Paysandu venceu o Jacuipense por 2 a 0, em jogo realizado na noite deste sábado, 12, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela terceira rodada do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Papão fez o resultado ainda no primeiro tempo, com Marlon e Gedeilson, contra, garantindo a primeira vitória bicolor na competição nacional. O Jacupa, com muitas dificuldades, principalmente, ofensivas, segue sem comemorar um triunfo no torneio.

Com a vitória, o Paysandu pulou da penúltima para a quinta colocação com quatro pontos, mas pode perder posições ao final da rodada. O Jacuipense agora é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado.

O Paysandu recebe o Volta Redonda no sábado, dia 19, a partir das 17h, na Curuzu, em Belém. Na segunda-feira, dia 21, o Jacupa medirá forças com o Santa Cruz, às 20h, no Arruda, no Recife. (Renan Oliveira)

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze