Connect with us

Pará

Pará sobe em ranking de competitividade dos estados

Publicado

em

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou na semana passada, os resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2021. Nesta décima edição, a avaliação das unidades federativas foi ampliada para 86 indicadores. Entre os novos pilares está a Sustentabilidade Ambiental. Neste item, o levantamento passa a avaliar indicadores como desmatamento, recuperação de áreas degradadas e transparência de ações de combate ao desmatamento. O Pará ocupa o 2º lugar no ranking da recuperação de áreas degradadas, e o 3º lugar na transparência de ações de combate ao desmatamento.

O Estado avançou também nos pilares de Educação (+1) e Potencial de Mercado (+3). 
“Esse avanço no ranking vem, principalmente, a partir de um acúmulo de esforços do governo do Estado para transição da forma de se fazer gestão ambiental no Pará. Assim, cientes da relevância do Pará nos resultados das emissões do País, instituímos o Plano Estadual Amazônia Agora – plano setorial de uso do solo e florestas ligado à Política Estadual de Clima -, em que fortalecemos instrumentos tradicionais de comando e controle, como a regularização ambiental, monitoramento e fiscalização, mas também estabelecemos novas possibilidades para o desenvolvimento socioeconômico, de forma Integrada, participativa e estratégica”, ressaltou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O’de Almeida.

A Semas vem, nos últimos anos, modernizando suas ferramentas de gestão ambiental, com uma construção normativa, para que o Pará possa assumir o protagonismo nas discussões sobre mudanças climáticas. “Isso mostra que o problema ambiental no Pará foi corretamente identificado e tem sido conduzido pela Semas e outras secretarias parceiras no caminho da promoção do desenvolvimento sustentável e da redução de emissão de gases de efeito estufa, através do combate ao desmatamento, na busca pela regularização ambiental, fundiária, financiamento e produção sustentável. Tudo isso, a partir da aprovação da política estadual de mudanças climáticas em 2020, e também, do Plano Amazônia Agora”, ressaltou o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio.

Regularização

Um dos pilares do “Amazônia Agora” é o Programa Regulariza Pará, que tem entre suas práticas a regularização fundiária e ambiental de propriedades rurais. A regularização ambiental tem influência direta na recuperação de áreas degradadas.


“Tivemos avanços muito importantes no Programa Regulariza Pará, com a ampliação sem precedentes do número de análises de Cadastros Ambientais Rurais (CARs), a constituição do banco de servidão florestal, o cancelamento de CARs em áreas protegidas e a implementação de uma política inovadora de municipalização de análise e validação do CAR. Aliado a isso, avançamos consideravelmente no quesito transparência dos dados públicos, com o lançamento do Portal de Análise do CAR, do Portal do ICMS Verde e do novo Portal Legislativo da Semas, entre outros”, destacou Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.

Lançado pela primeira vez pelo CLP, o Ranking de Sustentabilidade dos Estados é uma adaptação do Ranking de Competitividade dos Estados a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas (ONU, 2015), bem como critérios ESG (Environmental, Social and Governance) chancelados pela União Europeia em 2020, para valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos estados. (Bruna Brabo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze