- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pará tem maior abertura de empresas da Amazônia no início de 2023

Mais Lidas

Dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelaram que, em janeiro deste ano, o setor de Serviços alcançou um recorde com 257.769 negócios criados. Essa é a maior quantidade desde 2010, início da série histórica do índice. Considerando todos os segmentos, no primeiro mês do ano foram abertos 355.788 empreendimentos e, os de Serviços representaram 72,5% do total. No recorte por regiões, o Pará foi o estado da Norte com o maior número de novas companhias, marcando 6.755 aberturas.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem fatores que podem explicar a popularidade que o setor de Serviços tem entre os empreendedores. “O segmento atrai mais os novos donos de negócios, pois em diversas áreas da prestação de serviços não é preciso ter um alto investimento inicial, contratar pessoas ou locar imóveis, por exemplo. Dessa forma, é possível progredir de maneira mais barata e facilitada”. Além disso, Rabi também pontua que, “o mês de janeiro tende a ser um período de início, em que as pessoas colocam os planos em prática para encarar o ano que vem pela frente”.

Ainda segundo a análise nacional do índice, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a natureza jurídica que representou a maior parte das empresas abertas (81,7%). Em sequência estavam as Sociedades Limitadas, que significaram 15,3% dos novos negócios, seguidas pelas Empresas Individuais e “Demais”, ambas categorias marcaram 1,5%.

Região Sudeste concentra a maior parte das novas empresas

A análise regional revelou que, 50,6% das empresas criadas em janeiro de 2023 pertenciam à região Sudeste. 18,5% dos empreendimentos estavam localizados no Sul, 16,6% no Nordeste, 9,3% no Centro-Oeste e 4,9% no Norte. 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias