Connect with us

Pará

Pará terá rota comercial com a Venezuela a partir de maio

Publicado

em

A rota comercial entre o Estado do Pará e a Venezuela, definida em novembro passado, será inaugurada em maio próximo, com um navio fazendo linha e escalas regulares, com o fim específico de exportação e importação de produtos. O início da operação foi definido na tarde desta quarta-feira (24), durante as primeiras reuniões entre autoridades e empresários da Venezuela com representantes do governo e empresários paraenses, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

No ato oficial que abriu a série de reuniões, Maurílio Monteiro, titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), afirmou que “aproximar duas nações é parte de uma tarefa da sociedade, e o Pará faz isso com a Venezuela a partir de orientações do presidente Lula, para quem os países em desenvolvimento devem se aproximar comercial e culturalmente”. “A China e a Venezuela foram dois países especialmente recomendados pelo presidente para intensificarmos as relações”, informou.

O secretário lembrou que “temos sete protocolos de intercâmbio, firmados em novembro passado, na Venezuela, e todos eles avançam, alguns com mais rapidez, outros com menos, mas é com prazer e alegria que confirmo esses frutos, na certeza de que hoje avançarão ainda mais”.

Ampliação

A cônsul geral da Venezuela, Leonor Osório, reafirmou os laços de amizade entre os dois países, “que já duram mais de 100 anos, de forma efetiva”, e garantiu que as relações comerciais, já extensas, serão ampliadas de forma significativa nos próximos meses. Em seguida, foram formados quatro grupos de trabalho, para avançar nas definições sobre os sete protocolos de intercâmbio.

Sobre a rota comercial, falta apenas definir qual navio fará a linha, onde serão as escalas, qual a periodicidade e também nomear uma agência de carga, que tratará diretamente com os empresários (venezuelanos e brasileiros) sobre preços, tipos de produtos transportados e como serão acomodados. Em maio próximo, durante rodada de negociações em Belém, com cerca de 15 empresários venezuelanos, a rota será oficialmente anunciada e inaugurada.

Um grupo de trabalho especialmente importante para o Pará, devido às características de nossa economia, envolveu o secretário de Estado de Agricultura, Cássio Pereira, o representante do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, Ricardo Rauseo, e empresários paraenses para debater as exportações de carne para a Venezuela.

Exportação

O Pará tem hoje 15 plantas de processamento de carne detentoras do SIF (Sistema de Inspeção Federal) e prontas para exportação. Como a Venezuela tem um protocolo assinado com o Brasil, do qual constam exigências específicas na qualidade do produto, ficou definido, na reunião, que na próxima visita venezuelana ao Pará, no início de maio, estas plantas serão visitadas. Quem já atender às exigências ou se adequar a elas, será credenciado e poderá exportar.

O grupo paulista Minerva, que também opera no Pará desde outubro, exporta carne processada para a Venezuela, pelo porto de Vila do Conde, em Barcarena. As exportações começaram com 90 toneladas por semana, e hoje já superam 100 toneladas.

Também foram discutidos intercâmbios na área do esporte (envolvendo basebol, por parte da Venezuela, e futsal, pelo Pará) e no turismo (com a discussão de rotas, com vistas a incrementar o número de visitantes).

A visita da comitiva venezuelana continua nesta quinta-feira, 25, com outras reuniões entre empresários e representantes de instituições paraenses.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Tuna bate Paysandu e se aproxima do título do Parazão 2021

Publicado

em

Deu Tuna Luso nos primeiros 90 minutos da decisão do Campeonato Paraense 2021. Em partida no Estádio do Souza, a Águia Guerreira derrotou o Paysandu por 4 a 2 e chega com boa vantagem para o jogo de volta no próximo domingo, dia 23, na Curuzu. Na primeira etapa, os laterais Léo Rosa e Alexandre Pinho marcaram os dois primeiros para a Lusa. Na volta do intervalo, Lukinha ampliou. O Papão diminuiu com Perema, de cabeça. Paulo Rangel fez valer a lei do ex e marcou o quarto dos donos da casa, mas Gabriel Barbosa diminuiu o prejuízo para os bicolores minutos depois. No segundo jogo, a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim fica com a taça, feito que não acontece desde 1988.


Antes da partida começar, a Tuna já tinha o melhor ataque da competição e disparou ainda mais nesse quesito hoje. A equipe cruzmaltina tem 29 gols em 13 jogos no Parazão, uma média de 2,2 por partida. Paulo Rangel, com sete gols, é o artilheiro do time, o vice da competição, atrás de Cris Maranhense, com oito. Outro destaque é o lateral-direto Léo Rosa e o meia-atacante Lukinha, que têm cinco e três gols respectivamente.

O Paysandu chegou à final com a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas sete gols. A equipe chegou a ficar sete jogos sem ter a defesa vazada. O então ponto forte do Papão não funcionou hoje e levou quatro gols da Tuna, deixando as coisas complicadas para a volta na Curuzu.

O jogo de volta da final do Campeonato Paraense 2021 está marcado para o próximo domingo, dia 23, às 17h, na Curuzu. O Papão precisa vencer por dois gols de diferença, se quiser pelos menos levar a decisão para os pênaltis, ou mais, se quiser o título no tempo normal. Já a Tuna pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim conquistará o 11° título estadual.

Continue lendo

Pará

BREU BRANCO: Chamonzinho leva ações do Mais Saúde

Publicado

em

Neste sábado, 15, o deputado Chamonzinho (MDB), levou até Breu Branco, na região de carajás, Pará, ações do Mais Saúde, promovidas pelo Instituto Miguel Chamon, com atendimentos de saúde para fortalecer o combate à pandemia.

Chamonzinho esteve acompanhado de vereadores, vice-prefeito e prefeito da cidade, onde também visitaram a Praça São Cristóvão, que será reformada e revitalizada, através de uma emenda destinada pelo parlamentar.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste fim de semana – 15 e 16 de maio

Publicado

em

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze