Connect with us

Pará

PARÁ: TJ passa a contar com mais 42 novos juízes

Publicado

em

A partir desta semana, a atuação do Judiciário nas principais Comarcas do interior do Estado passa a contar com mais 42 juízes substitutos. Pela primeira vez o TJPA empossou esse expressivo número de novos magistrados, no esforço que vem sendo desenvolvido, através de sucessivos concursos, para aumentar a capacidade de prestação judicial e, assim, agilizar cada vez mais a tramitação processual. Na solenidade de posse, o presidente do TJPA, desembargador Rômulo Nunes, destacou a necessidade de ampliar bem mais o quadro de juízes para prover melhor as Varas e nas substituições em casos de férias, licenças e outros impedimentos de operadores da Justiça. O Pará tem apenas 1 juiz para cada grupo de cem mil habitantes, além das enormes distâncias e das dificuldades de deslocamento das partes e dos juízes, enquanto a média nacional é de 4 juízes para o mesmo contingente populacional.

Os 42 novos juízes foram empossados em solenidade realizada no plenário do TJPA na última sexta-feira e estão sendo lotados nas Comarcas onde maior é a demanda processual e, consequentemente, a carência de magistrados. Haviam concorrido às 50 vagas ofertadas e foram aprovados no Concurso constante do Edital 001/2009. Pela primeira vez os aprovados não participaram apenas dos cursos de treinamento e orientação sobre as funções judicantes, que cumpriram na Escola Superior da Magistratura do TJPA. Passaram, também, por treinamento e ouviram palestras e exposições sobre toda a estrutura funcionamento e ações administrativas e operacionais do Poder Judiciário. Receberam treinamento especial sobre a modernização tecnológica da tramitação processual digital, o PROJUDI, já disponíveis em nove Varas da Região Metropolitana de Belém e em cinco do interior, continuando em rápida expansão, destacando os procedimentos judiciais on-line de acesso a ativos financeiros e patrimoniais de demandados na Justiça.

Na solenidade, presentes autoridades, magisrados e centenas de familiares e convidados dos empossandos, o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), Paulo Vieira, fez um discurso de saudação aos magistrados. Ele lembrou que os juízes devem ter determinação para doar suas vidas à causa da justiça. “A função de julgar denota uma vida de sacrifícios”, ressaltou. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze