Connect with us

Pará

PARÁ: TRE homologa resultado do plebiscito

Publicado

em

Na última sessão plenária do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) homologou o resultado do plebiscito sobre a divisão do Pará que ocorreu no dia 11 de dezembro. Dos pouco mais de 4,8 milhões de votos computados nesta votação, 2.363.561, o equivalente a 66,6% do total, disseram não para criação do Estado de Carajás e 2.344.654 (66,08%) disseram não também para criação do Tapajós. De hoje até o dia 6 de janeiro, período do recesso forense, o TRE funcionará em regime de plantão.

O índice de favoráveis às duas novas unidades federativas fechou em torno de 33,40% para o Carajás e 33,92% para Tapajós. Os votos brancos foram contabilizados em 14.895 (0,41%) e os nulos em 37.847 (1,05%). O percentual de abstenção foi de 25, 71%.

O relatório-geral da apuração foi apresentado na sessão pelo presidente da Junta Apuradora, o jurista Rubens Leão, que destacou no documento que nenhum recurso foi interposto para contestar o resultado das urnas. Agora este resultado será encaminhado para publicação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão sepulta os dois projetos que haviam sido aprovados pelos senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e pelo ex-senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze