Connect with us

Pará

PARAUAPEBAS: Darci é acionado na Justiça por contratação irregular de temporários na Educação

Publicado

em

O Ministério Público do Estado ajuizou no domingo (12) ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen e o secretário Adjunto de Educação, Antônio Alves Brito, por contratação irregular de servidores temporários em detrimento aos aprovados em concurso público que continua vigente, sem apresentar justificativa aceitável.

Por meio de uma ação ordinária ajuizada por uma candidata aprovada, o promotor de Justiça de Parauapebas, Emerson de Oliveira, constatou que o Município promoveu concurso público (Edital nº 001/2017) para o provimento de cargo de professores para o quadro de pessoal efetivo da Prefeitura.

Foi apurado e comprovado que durante o prazo de validade do concurso o Município contratou vários professores “área I”, ou seja, para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, conforme quadro do magistério da educação municipal, isto é, para o mesmo cargo para o qual a autora foi aprovada.

O Ministério Público anexou à ação de improbidade diversos contratos administrativos que comprovam que o prefeito e o secretário adjunto de Educação efetuaram contratação temporária de 56 servidores para o cargo de professor “área I”, para o período de 1º/2/2019 a 31/12/2019, ou seja, durante o prazo de validade do concurso, preterindo sem justificativa os aprovados no concurso público.

“Em outros termos, o prefeito e o secretário preferiram, dolosamente, contratar temporariamente em vez de convocar os aprovados no concurso público, sem justificativa plausível para tanto”, enfatizou o promotor de Justiça Emerson de Oliveira.

Na ação a Promotoria requereu que sejam aplicadas as sanções da Lei de Improbidade Administrativa aos gestores, com a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Com apoio de 9 partidos Tião Miranda vai buscar reeleição

Publicado

em

Com apoio de PDT, DEM, PSDB, Cidadania, Republicanos, PC do B, PT e Solidariedade, o PSD confirmou nesta quarta, 16, por meio de Convenção, o nome de Tião Miranda, como candidato a reeleição.

Tião Miranda fez durante o evento uma espécie de prestação de contas de tudo o que já executou em três anos e nove meses de governo e lembrou que quando assumiu o “barco estava naufragando”, mas ele calafetou e embarcação, recuperou e agora quer continuar cuidando para que continue a navegar.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Marcelo Catalão vai disputar pela segunda vez comando da Prefeitura

Publicado

em

Nesta quarta, 16, por meio de Convenção, o AVANTE formalizou a candidatura de Marcelo Catalão, ao paço Municipal de Parauapebas, município da região de Carajás, no estado do Pará.

A vice será Meire Vaz do Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Morador do município há 34 anos, Marcelo é natural da cidade goiana de Catalão. Na juventude, participou do movimento de emancipação da cidade e, mais tarde, em prol da criação do estado de Carajás. Já foi presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) e, aos 43 anos de idade, é o responsável pelos negócios da família.

A Convenção Partidária Avante e PMB aconteceu no Espaço Cabocla, no bairro Cidade Jardim.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Convenção confirma candidatura à reeleição de Tião Miranda nesta quarta, 16

Publicado

em

O PSD oficializa em Convenção nesta quarta, 16, o prefeito Tião Miranda como candidato a reeleição em Marabá, principal município da região de Carajás, no estado do Pará.

A convenção ocorre na quadra aberta do Colégio Monte Castelo, no bairro Belo Horizonte, às 18h.

Continue lendo
publicidade Bronze