Promover ações de conscientização e bem-estar. Foi com esse objetivo que o Hospital Yutaka Takeda, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará, tem realizado ciclos de palestras da campanha “Outubro Rosa”, que alerta sobre os cuidados da prevenção do Câncer de Mama.

As ações realizadas buscam sensibilizar sobre as precauções com a doença e a importância do diagnóstico precoce. As formas de descoberta da doença envolvem exames de mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O autoexame, que pode ser realizado por toda mulher, é um exame caseiro que pode apontar possíveis problemas com as mamas. Em muitos casos, o tumor e descoberto pelas próprias mulheres.

Algumas alterações físicas podem ser indícios da doença, como dor ou inversão do mamilo; vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio; aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou nas axilas.

Os sintomas também podem se apresentar através da presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou não; Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha; irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja.

De acordo com a médica obstétrica e ginecológica, Oskarla Barboza de Oliveira, as palestras têm como objetivo atingir o máximo de pessoa, com informações da prevenção do câncer de mama. “É necessário que a mulher tenha esse cuidado desde cedo, saiba um pouco mais sobre a doença, os sintomas, os métodos preventivos, a importância de ir ao ginecologista e como identificar o câncer de mama”, explicou.

Durante o ciclo de palestras realizadas no Cine Teatro e no projeto Salobo, nos dias 18 e 21 de outubro, os participantes puderam aprender sobre a importância da prática regular de atividades físicas, como forma de prevenção ao “câncer de mama”, entre outras patologias como obesidade, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

O Hospital

O Hospital Yutaka Takeda foi construído pela Vale em 1986 e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde 1997. Possui ambulatório para consultas eletivas com 20 especialidades médicas, Pronto-Socorro 24h, acomodações de internação com 16 leitos de enfermarias, 17 leitos de apartamentos individuais, um leito de isolamento, um leito de assistência semi-intensiva e dois leitos de assistência semi-intensiva neonatal, com um total de 37 leitos. Além disso, possui centro cirúrgico com três salas cirúrgicas, uma sala de pré-parto e três leitos de recuperação pós-anestésica, Serviço de Auxílio Diagnóstico e Terapia e Serviço de Medicina do Trabalho.

A Unidade possui importantes certificações, a de Hospital Acreditado Pleno – Nível 2, reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a qualidade, segurança e gestão integrada. E foi o primeiro Hospital no Brasil certificado pelo Programa de Qualidade (PNQ) do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que reconhece a qualidade da assistência da instituição. Além disso, recentemente o Hospital foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha do hospital.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.