Connect with us

Pará

PARAUAPEBAS: Judoca é classificado para Paralimpíadas de Tóquio

Publicado

em

O judoca Thiego Marques realizará o sonho de disputar as Paralimpíadas de Tóquio, que serão realizadas em agosto. A convocação veio após uma maratona de 42 dias entre os países Azerbaijão e Inglaterra onde participou das duas últimas classificatórias e conseguiu atingir as pontuações necessárias.

O primeiro desafio de Thiego foi na cidade de Baku, no Azerbaijão, onde ele ficou em 7ª posição no ranking. Já em Warwick, na Inglaterra, o atleta, que é da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (Aepa), terminou como o 5° colocado ao completar as competições com 433 pontos, resultado que o credenciou para uma das 10 vagas da sua categoria. 

Thiego está em São Paulo para os preparativos finais antes do embarque.  Agora, o judoca começa uma maratona de treinos, acompanhamento nutricional e exames médicos antes de subir de vez no dojo japonês em busca da tão sonhada medalha paralímpica.

Trajetória

Thiego Marques da Silva tem 22 anos e é natural de Parauapebas.  Começou sua carreira em 2011 na escolinha esportiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). No início, ele participava de competições escolares, mas devido aos seus resultados positivos, logo foi para a Seleção Brasileira de Jovens e depois para a Seleção Principal.  Um dos grandes responsáveis pela descoberta do talento de Thiego é o professor Antônio Sérgio Oliveira que tem preparado o judoca para as competições até hoje.  

“Thiego Marques é um menino de ouro. Me lembro como se fosse hoje quando chegou à Semel para treinar: todo tímido; mas sempre se mostrou disciplinado e ao longo de 10 anos cuidamos do seu desempenho e construímos bases sólidas para encarar grandes desafios. Desejo que Thiego tenha muito sucesso e que Deus o acompanhe”, comenta o professor.

Atualmente, o atleta integra a Seleção Brasileira Paralímpica e vem representando o Brasil em grandes campeonatos mundiais – nos Estados Unidos, participou do Mundial de Jovens; no Peru, ele esteve nos Jogos Parapan-Americanos de Lima.  No Uzbequistão, deixou sua marca na Copa do Mundo da Federação Internacional de Esportes para Cegos de Judô Paralímpico (IBSA) e ainda participou do Judô Américas Championship, considerado o maior torneio pan-americano da modalidade, realizado no Canadá.

Convocação

Há menos de dois meses para a abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem o grande desafio de finalizar os ajustes para a mega logística rumo à capital japonesa.  Serão 230 atletas (150 homens e 80 mulheres), além de comissão técnica, médica e administrativa e dentro do Planejamento Estratégico, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu como meta manter-se entre as dez principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos.  

O objetivo em Tóquio é ficar no Top 10 no quadro geral de medalhas. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de agosto e o encerramento para 5 de setembro. A convocação oficial dos integrantes da delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio será realizada nesta primeira quinzena de julho.

Devido ao fechamento dos rankings classificatórios de algumas modalidades, desta vez, a convocação será anunciada por partes, ou seja, a divulgação dos atletas que irão compor a Seleção Brasileira poderá ser realizada em dias diferentes. No total, são 12 vagas; por direito o Japão já tem uma vaga garantida por ser o país sede.  Outras três vagas são indicadas aos cegos totais que estão incluídos dentro do grupo B1, e as demais sete vagas ficam para os demais classificados diretamente. (Cleidi Rodrigues)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze