Connect with us

Pará

PARAUAPEBAS: Parceria vai promover o empreendedorismo feminino no meio rural

Publicado

em

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e a Prefeitura de Parauapebas, no sudeste do Pará, estão articulando uma parceria para promover o empreendedorismo feminino no meio rural daquele município. 

A primeira reunião para troca de experiências e prospecção de potenciais ocorreu na semana passada, na sede do escritório regional das ilhas da Emater, em Marituba, na região metropolitana de Belém. 

A ideia inicial é beneficiar pelo menos 1.500 agricultoras, com projetos de floricultura, paisagismo e artesanato, entre outras atividades.

Um dos modelos possíveis é o bem sucedido Empório Sustentável, feira itinerante da Emater capitaneada pelo regional da ilhas, com o protagonismo de 120 famílias de Belém e do Arquipélago do Marajó.

“As políticas públicas devem ser replicadas não no favorecimento de gênero, de raça, de cultura, mas na busca de igualdade. Aqui na Emater buscamos o empoderamento das lideranças femininas e da capacitação socioeconômica das mulheres”, resume a supervisora-adjunta do escritório regional das ilhas da Emater, a engenheira agrônoma Katharine Batista.

Sudeste paraense

 Em Parauapebas, a Emater atende regularmente a cerca de 400 famílias – 30% dessas são chefiadas por mulheres. A principal atividade da agricultura familiar é pecuária leiteira.

Uma das comunidades rurais em que o empreendedorismo feminino emerge é a Cederê, onde 12 famílias têm se destacado com avicultura.

“Mas existe um potencial muito grande para o trabalho das mulheres no campo, sobretudo em novos mercados e novas tecnologias de criação de pequenos animais e mandiocultura”, aponta o engenheiro agrônomo Raimundo de Sá Júnior. (Paula Portilho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze