Connect with us

Pará

PARAUAPEBAS: PROCON realiza campanha para orientar consumidores parauapebenses

Publicado

em

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e muitos consumidores deixam para fazer compras nesta data à procura de grandes descontos, por isso é importante você ficar atento para não cair em “ciladas”, como propagandas enganosas, golpes e fraudes.

Para auxiliar os consumidores, o Procon Municipal de Parauapebas realiza uma campanha que visa alertar as pessoas para melhor aproveitarem a Black Friday 2021 sem dores de cabeça, como explica Evellyn Melo, coordenadora do Procon.

“O Procon vem realizando, junto aos comerciantes, recomendações para o grande momento promocional, para que o evento, de fato, atenda a sua finalidade, fomentar o mercado com promoções efetivas aos consumidores, tudo em conformidade com o que preconiza o código de defesa do consumidor, bem como ainda promove a orientação aos consumidores, para que fiquem atentos e possam, de fato, aproveitar as promoções para conquistar aquele produto ou serviço que tanto esperava, pedimos ainda aos consumidores que promovam as denúncias de eventuais irregularidades que identificarem, por ocasião das compras”, detalha Evellyn.

Para evitar transtornos e melhor aproveitar as promoções, é preciso que o consumidor fique atento às orientações, entre elas estão: os preços, a garantia, política de troca e entrega. 

Consumo consciente

O primeiro passo para o consumo consciente é ter certeza se há a necessidade de realizar a compra e definir quanto você pode gastar sem comprometer seu orçamento. Lembrando que o ideal é não comprometer mais de 30% de seus rendimentos com dívidas.

Estima-se que o Brasil tenha mais de 60 milhões de pessoas endividadas e a metade deste total não conseguem mais pagar suas dívidas, ou seja, estão superendividados. As principais causas são a banalização do crédito e a ausência de educação financeira.

O CDC passou por mudanças, após a sanção da Lei Federal 14.181/2021, que busca prevenir e solucionar o superendividamento dos brasileiros. Segundo o tratamento dado aos superendividados pelo CDC, é possível os consumidores buscarem um atendimento para apresentar soluções de pagamento, garantindo seu mínimo existencial e liquidando suas dívidas.

Reclame e denuncie

No caso de constatação de qualquer abuso e irregularidade, contate o Procon nos seguintes canais: 

– Telefone: (94) 3346-7252 / (94) 3346-7253 ou 151

– Email: [email protected] ou [email protected]

– Endereço: Rua Araguaia, nº 40 – Rio Verde.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze