- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARAUAPEBAS: Usina da Paz e novas instalações Seccional da Polícia Civil são inauguradas

Mais Lidas

O governador do Pará Helder Barbalho esteve em Parauapebas nesta quarta-feira, 18, para inaugurar a 1ª Usina da Paz do sudeste do Pará e as novas instalações Seccional da Polícia Civil de Parauapebas. A agenda incluiu assinatura de Ordem de Serviço para construção de creche e a entrega de títulos de terra e ambulância-UTI.

“Eu agradeço Parauapebas por esse momento tão especial, entregando a Usina da Paz, este projeto transformador que vai levar ao Tropical e a toda região um novo tempo, um tempo de transformação social, de cidadania, de serviços com a da presença do Estado junto com a prefeitura”, celebrou o governador do Pará Helder Barbalho, que estava comemorando seu aniversário no município.

Quem está rindo à toa é Josiel da Silva, vizinho da Usina da Paz Parauapebas.  Ele é dono de uma lanchonete que fica bem na frente do complexo. A chegada dos serviços para comunidade está motivando o investimento no comércio do bairro. “Está todo mundo na expectativa de o espaço fazer bem à população, já está sendo bastante produtivo ter a Usina aqui no nosso bairro, eu vou até ampliar meu estabelecimento”, vibra Josiel.

O prefeito Darci Lermen acompanhou o governador durante os compromissos em Parauapebas, que iniciou pelo Tropical, bairro formado a partir de um programa habitacional que contemplou lotes nesta região durante um de seus mandatos. “A Usina da Paz, que é literalmente uma Usina da Paz. É um espaço onde se constrói a paz. E como é que faz a paz? Com políticas sociais, qualificação profissional e com as maravilhosas atividades teremos aqui”, enfatiza o prefeito. 

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em Parauapebas a parceria é com empresa Vale e a Prefeitura de Parauapebas.

O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado. A próxima será a inaugurada é a de Canaã dos Carajás, em junho.

Todos os serviços são gratuitos e na Usina também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais:

  1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura.
  2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária.
  3. Habitação, regularização fundiária e urbanização.
  4. Saúde, esporte/lazer, assistência social.
  5. Tecnologia e inclusão digital.
  6. Meio ambiente e sustentabilidade.
  7. Mediação de conflitos e prevenção à violência. “As Usinas da Paz são complexos físicos destinados a congregar serviços do Estado oferecidos à comunidade, seja na área da saúde, da educação, dos direitos do consumidor, da cultura, da comunicação, da profissionalização, do empreendedorismo e outros.

Ao mesmo tempo, são espaços esportivos para a comunidade, com piscina, quadras esportivas, dojô, oferecendo atividades que visam à educação de valores, à formação da cidadania plena. Trazem uma presença ainda mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações, que já vêm sendo atendidas pela política pública TerPaz”, disse Ricardo Balestreri, secretário Estratégico de Articulação da Cidadania.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias