Connect with us

Araguatins

Paz e inclusão foram tema dos Jets em Araguatins e Tocantinópolis

Publicado

em

Na abertura oficial, dos Jogos Estudantis do Tocantins, realizada na quinta-feira, 26, os estudantes da Regional de Araguatins fizeram um coro para pedir a inclusão das pessoas com deficiência. Da decoração ao juramento dos atletas, tudo foi pensado para dar acessibilidade aos estudantes e ao público, com rampas e tradução da cerimônia em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Os alunos das Apaes, emocionaram o público com o Hino do Excepcional e deram uma demonstração de animação e força de vontade dançando e batendo bola em quadra. O acendimento da Pira Olímpica também ficou por conta dos educandos da Apae, representados pelo jovem Pedro Vilarin. Eles receberam ainda premiação pela participação nos Jogos Especiais, que contou com a participação dos alunos das Apaes de todo o Estado.

A subsecretária de Administração Educacional da Secretaria Estadual de Educação, Ângela Maria Matos, falou sobre a escolha do tema. “Cada Regional ficou livre para escolher a temática dos jogos e neste ano, que é considerado o ano da diversidade, foi uma ótima escolha. A inclusão é uma das prioridades deste Governo na área educacional”, frisou.

Os alunos do Centro de Ensino Médio de Araguatins levantaram a torcida com o rap ‘Meu Canto é Aqui’, falando das riquezas do Bico do Papagaio e do orgulho de pertencer à Região. Para fechar com chave de ouro, o coral de mímicas e libras, ‘Mãos que exaltam’, do Colégio Adventista de Araguatins, fizeram o público, vindo de 12 municípios, literalmente cantar com as mãos.

Tocantinópolis

Há 165 km, em Tocantinópolis, um pedido de “Paz” ecoou no ginásio da cidade, que reuniu estudantes de 9 municípios. A temática foi definida com o objetivo de “fazer um apelo contra a violência”, como explicou a diretora da Regional de Ensino de Tocantinópolis, Luciana Gomes.

Estudantes indígenas e não índios se juntaram para mostrar que em quadra “o que importa é competir e vencer é só uma das opções”, palavras do jovem Thiago Souza, da Escola Estadual Nazaré Nunes, de Aguiarnópolis.

Na Regional, a inclusão e a diversidade também foram abordadas no juramento dos atletas, proferido em Português, Libras, e na língua materna dos indígenas. O juramentista, Marlon Apinajé, veio da Escola Estadual Indígena Tekator. Para ele participar dos Jets significa muito mais do que um jogo de futebol ou uma medalha. “No jogo, índio e branco são iguais. A gente ensina pra eles nossa cultura e aprende a deles também”, diz o estudante que representa a escola pelo segundo ano consecutivo nos Jets.

O prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes e autoridades do município também estiveram presentes no evento.

Competições

Até domingo os mais de 500 atletas das duas Regionais participam das competições nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, xadrez, atletismo e tênis de mesa.

Os grandes campeões seguem para a final estadual em Paraíso do Tocantins, em agosto. De lá os finalistas partem para João Pessoa, na Paraíba onde vão representar o Tocantins nas Olimpíadas Escolares, marcadas para acontecer entre os dias 9 e 18 de setembro.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze