Connect with us

Bico do Papagaio

Pecuária leiteira é alternativa de produção para Projeto Sampaio

Publicado

em

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, iniciou nesta terça-feira, 10, uma agenda de visitas e reuniões na região Norte do Estado. A primeira visita foi ao Projeto de Irrigação Sampaio, no Bico do Papagaio, onde o secretário vistoriou algumas instalações do projeto e discutiu o cronograma de execução de obras com representantes das empresas responsáveis pelo cumprimento do projeto.

De acordo com Jaime Café, nessa etapa é importante definir ações, propor planos de negócios e discutir alternativas para serem produzidos nas áreas do projeto. “As características desse terreno permite a produção de inúmeros produtos, mas é importante focarmos em alternativas que sejam mais viáveis para se produzir e também comercializar”, afirmou o secretário. Segundo ele, o cultivo de arroz, açaí, dendê e a pecuária leiteira são algumas alternativas que serão analisadas.

Após a reunião, o secretário da Agricultura solicitou à Superintendência de Irrigação da Seagro a realização de planos de negócios que apontem as melhores alternativas produtivas para o Projeto Sampaio, que deverá ser inaugurado em outubro. Dentre as alternativas Café destacou a pecuária leiteira, tendo em vista a vocação da região e a geração de empregos.

Segundo o superintendente de Irrigação da Seagro, Diego Cavalcante, também presente na visita ao projeto, a pecuária leiteira é uma “proposta interessante”, porque é uma atividade que já existe na região do Bico do Papagaio e os moradores já estão habituados. “Analisaremos cada uma das alternativas propostas, através do plano de negócio, buscando as melhores opções”, assegurou.

Conforme o novo cronograma do Projeto Sampaio, apresentado pelo governador Siqueira Campos, em novembro de 2011, as obras devem ser iniciadas em maio. As primeiras que deverão ser realizadas no Projeto são de terraplanagem e sistematização das áreas (nivelamento). Três empresas são responsáveis pela execução do Projeto: a Egesa Engenharia, responsável pela conclusão das obras civis do projeto, como a montagem dos equipamentos de irrigação; a Magna Engenharia fica responsável pelo gerenciamento, assistência técnica e fiscalização das obras e a LM Consultoria deve executar os programas ambientais.

Projeto Sampaio

O projeto de irrigação que deve beneficiar a região do Bico do Papagaio, através do cultivo de frutas e grãos, está instalado no município de Sampaio, a 687 km de Palmas. Ao todo o projeto ocupa uma área de 1.046 hectares, sendo mais de 670 hectares para o cultivo de grãos e outros 370 hectares para frutas. Serão investidos R$ 16.800.000,00, sendo 51% do Ministério da Integração e 49% oriundos dos cofres estaduais. A obra foi iniciada em 2001, mas está paralisada desde novembro de 2009, sobretudo, por questões burocráticas e ambientais. Já foram investidos no projeto R$ 114 milhões.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze