Connect with us

Tocantins

PF liga quadrilha ao Governo do Estado e Prefeituras

Publicado

em

Um inquérito da Polícia Federal (PF) aponta ligações entre uma quadrilha especializada em fraudar investimentos de fundos previdenciários, comandada pelo doleiro Fayed Traboulsi, com o governo do Tocantins e prefeituras tocantinenses – a de Araguaína, do prefeito Ronaldo Dimas é a única citada.

O inquérito embasou a Operação Miqueias, que culminou na apreensão de documentos e na prisão de membros da quadrilha responsável por desviar dinheiro de fundos previdenciários em diversos estados.

A operação revelou um esquema que desviou mais de R$ 300 milhões de reais dos fundos previdenciários. Citado na operação, o então presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV), Rogério Villas Boas, foi exonerado pelo governo estadual na última sexta-feira.

De acordo com o documento de 325 páginas, a atuação da quadrilha consistia em movimentações financeiras volumosas em contas bancárias titularizadas por empresas fantasmas ou de fachada, cujos quadros societários seriam compostos por “laranjas”.

IGEPREV

Entre as citações que a PF faz ao governo do Tocantins, está a ligação entre Villas Boas e o doleiro Fayed, que, também segundo PF, era a “cabeça” da operação fraudulenta.

No inquérito, Fayed cita Villas Boas afirmando que teria que “fazer uma reunião com o Rogério e o Toledo”, sendo este último outro membro da quadrilha.

O IGEPREV também é citado em negociação de papéis da empresa Diferencial Corretora de Títulos e Valores Mobiliário. Em 2012, A empresa sofreu liquidação extrajudicial pelo Banco Central e administrava R$ 150 milhões do IGEPREV, aplicações consideradas “temerárias” pela investigação realizada pela PF.

À época, o governo do Estado afirmou não ter tido prejuízos na aplicação feita junto à empresa que administrou o dinheiro do fundo. Procurado, o governo do Tocantins não se manifestou sobre o assunto.

Pastinhas

A PF aponta que uma das formas de contato da quadrilha com os gestores dos fundos previdenciários seria através de mulheres, jovens e bonitas, conhecidas como “pastinhas”. Elas seriam incumbidas por Fayed de convencer os prefeitos e secretários municipais a aplicar dinheiro dos fundos previdenciários em títulos “podres” controlados pela própria quadrilha. Entre as mulheres citadas, está Luciene Hoeper, que, em gravações telefônicas feitas durante a investigação, cita a atuação do esquema em cidades do Tocantins.

Uma conversa de Luciene e com outra pastinha, Alline Teixeira Olivier, ela fala de um encontro que estaria sendo preparado no Tocantins para negociação.

Em um dos momentos da conversa, de acordo com a PF, Luciene teria dito a Alline que “Fayed foi a uma inauguração porque o Siqueira pediu”. No texto não fica especificado a quem Luciene e Alline se referem nem qual seria o ‘Siqueira’ mencionado .

No facebook, tanto Lú quanto Alline são amigas de Eduardo Siqueira Campos, secretário estadual de Relações Institucionais. Eduardo negou que conheça as duas mulheres.
”Tenho muitíssimas pessoas adicionadas em rede social, não tenho nenhum contato com essas duas mulheres”, disse Eduardo, que ainda afirmou que seu nome “não é citado em momento algum pelo inquérito da Polícia Federal”.

Araguaína

Em outro momento, a investigação também cita reuniões entre o doleiro Fayed e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas. O encontro entre Fayed e Ronaldo Dimas teria sido intermediado pelo deputado federal licenciado e secretário de Esportes do Tocantins, Eduardo Gomes (PSDB), conforme transcrição no quadro desta matéria.

Procurados pela imprensa, tanto o prefeito de Araguaína quanto o deputado federal, por meio de nota enviada por suas assessorias, confirmaram que o encontro ocorreu, mas que nenhuma negociação teria ocorrido.

Diálogos

15/10/2012

Fayed:  (…) Você consegue atender o prefeito de Araguaína agora porque eu estou indo para o aeroporto?

Cíntia: Aonde?
Fayed: (…) Ele está no apartamento do Eduardo, lá na 302 Norte.

16/10/2012

Eduardo Gomes:  Eu tô chegando aí. É que o prefeito tá indo em outro carro. Ronaldo Dimas o nome dele.

Fayed: Tá bom então.

30/04/2013

Segundo a PF, Alline e Luciene falam sobre o Tocantins na ligação

Alline: Deu certo aquele negócio? Como é que tá?

Luciene: Não foi marcado ainda. (…) Agora se for para lá é para fechar. Já foi feito um ano de trabalho naquele lugar. Precisa no mínimo ter um resultado rápido naquilo.

Alline: É verdade.

(Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Tocantins

ARAGUAÍNA: Membros da ACIARA conhecem nova plataforma digital responsável pelo mapeamento via satélite da cidade

Publicado

em

O secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza, e membros de sua equipe técnica apresentaram na noite da última segunda-feira, 25, a membros da diretoria da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), a nova plataforma digital responsável pelo mapeamento via satélite de toda a cidade de Araguaína.
 
Por meio da plataforma, a Prefeitura agora conta com um mapeamento da cidade através de aerofotogrametria e perfilamento a laser, que gerou imagens digitais de alta resolução, obtidas por meio de aerolevantamento e o levantamento com fotos da fachada das edificações.
 
As informações em alta resolução obtidas por meio da plataforma possibilitam a atualização do cadastro imobiliário e informações essenciais em diversas áreas, como planejamento urbano, Defesa Civil, projeto e obras, meio ambiente, saúde e educação da cidade.
 
IPTU
O secretário explicou ainda que o trabalho de georreferenciamento está sendo utilizado para a atualização cadastral dos imóveis, considerando a valorização ou desvalorização da área construída. A ferramenta tornará a cobrança do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ainda mais precisa, garantindo uma tributação justa.
 
“Não alterou em nada o que foi feito nos anos anteriores. Não houve aumento de alíquota. O que alterou foi a verificação, por parte da Prefeitura, de que havia inconsistências na base de cálculos”, afirmou Fabiano Souza.
 
Os associados aproveitaram para sanar dúvidas relacionadas aos critérios para a concessão de descontos, alíquota, base de cálculo, entre outras. “A gente agradece à equipe da Prefeitura, que respeitosamente veio aqui nos comunicar destas inovações. Fiquei encantada com esse software, com esse modelo de gestão moderna, que vai trazer muita revolução e inovação para nossa cidade. Quando você tem informações, você consegue gerenciar”, afirmou a presidente da Aciara, Hélida Dantas. (Mara Santos / Fotos: Marcos Sandes)

Continue lendo

Tocantins

Tocantins passa dos 100 mil infectados com a Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 26 de janeiro, foram contabilizados 605 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 128 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 320.439 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 100.204 casos confirmados da doença. Destes, 88.747 pacientes estão recuperados e 10.104 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além 1.353 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Mais 5.400 doses da CoronaVac chegam ao Tocantins

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente, aos 139 municípios.

O Secretário da SES, Dr. Edgar Tollini, explica que especificamente nesta remessa não serão feitas reservas técnicas “todas essas doses serão distribuídas, a partir de amanhã, às cidades, isto, a fim de favorecer a logística para os municípios”, o gestor complementa que “nós queremos otimizar a entrega destas vacinas ao grupo prioritário que será imunizado neste momento, assim fazemos um planejamento prévio para a entrega destes imunizantes”, afirmou.

As doses recebidas foram encaminhadas a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), em Palmas, onde será feita a conferência. A previsão é que algumas doses já sejam encaminhadas nesta quarta-feira, 27, ao Polo de Distribuição da Central Estadual de Imunização da região Norte do Tocantins, em Araguaína.

Vacinas adquiridas

O Tocantins recebeu em oito dias, 60.900 doses de vacinas para imunização contra a Covid-19, sendo 44.000 Coronavac 1; 11.500 Astra Zenica 2 (Índia) e 5.400 Coronavac 2. (Erlene Miranda)

Continue lendo
publicidade Bronze