Connect with us

Bico do Papagaio

Pioneiros Mirins recepcionam Caravana Acelera Tocantins em Esperantina

Publicado

em

A retomada dos trabalhos da Caravana Acelera Tocantins na sexta-feira, 19, teve início em Esperantina. O governador Carlos Henrique Gaguim, acompanhado pela prefeita da cidade, Geneci Santos, e demais autoridades que compõem sua comitiva, saiu em caminhada da residência até a prefeitura da cidade. Esta etapa, que acontece de 18 a 21 de março, são beneficiados os municípios do região do Bico do Papagaio.

A assinatura de autorizações e termos ocorreu em solenidade restrita, no gabinete da prefeita, onde o Governo do Estado autorizou a pavimentação de ruas e avenidas com bloquetes, a construção de abatedouro, e da clínica da Mulher. Assinou termo de cooperação para execução do programa Pioneiros Mirins no município e implantação da Escolinha de Iniciação Esportiva. Também entregou ônibus escolar e ambulância e atendeu às emendas parlamentares que destinam verbas à Festa do Cupuaçu e às festividades em comemoração ao aniversário da cidade. Além disso, o município recebeu a cobertura da quadra de esportes, construção de três postos de saúde, apoio para construção da fundação cultural do município, duas motos e uma bicicleta para cada um dos 100 pioneiros mirins.

Quem comemorou a notícia da chegada das bicicletas foram pessoas como Raimundo Paiva da Silva, 13 anos, adolescente atendido no núcleo do Pioneiros Mirins da cidade. Segundo ele, a bicicleta chega em boa hora, pois vai ajudá-lo a economizar tempo durante seu deslocamento de casa para escola e para o núcleo, e assim terá mais tempo para se dedicar ao futebol, sua maior paixão. “Quando fiquei sabendo que ia ganhar a bicicleta, fui correndo contar pra minha mãe. Sempre quis ter uma, vou cuidar bem dela” disse ele, transparecendo seu contentamento.

Em todas as ocasiões em que o governador Carlos Henrique Gaguim anuncia os benefícios que o município recebeu, sempre frisa as mudanças ocorridas recentemente no Programa Pioneiros Mirins, que passou a ser uma fundação. “As crianças e os adolescentes precisam ter uma boa formação educacional, social e familiar. Não pode tirar nota baixa na escola, brigar na rua, nem desrespeitar os pais. Quando saírem do Pioneiros Mirins, vão entrar num curso de qualificação para arrumar emprego. Só assim vamos conseguir formar verdadeiros cidadãos e fazer do Tocantins um lugar promissor”, disse Gaguim.

A prefeita Geneci Santos agradeceu ao governador pelo empenho em melhorar a qualidade de vida dos tocantinenses e falou sobre o impacto social das obras e dos incentivos financeiros às festas culturais da cidade. “Gostaria de agradecer ao governador e dizer que deste modo o Tocantins vai crescer mais forte, priorizando a educação, a saúde, fomentando o turismo, dando condições para que possamos explorar aquilo que temos de melhor”, disse a prefeita. (Dinormanda Azevedo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Futuros prefeitos buscam regularização fundiária de Aguiarnópolis, Luzinópolis e Maurilândia

Publicado

em

Prefeito eleito de Luzinópolis, João Português e vereador Carlos Santa Helena com o juiz Océlio Nobre

Prefeitos eleitos dos municípios de Luzinópolis, João Português (PODE); de Aguiarnópolis, Professor Wanderly (MDB) e de Maurilândia, Rafael Maracaípe (MDB), estiveram esta semana passada em Palmas, já buscando iniciativas para colocarem em prática nas novas gestões.

Um dos pontos importantes, averiguado pelos futuros gestores, foi junto ao Tribunal de Justiça do Tocantins, onde estiveram em audiência com o juiz auxiliar, Océlio Nobre, onde trataram acerca da regularização fundiária dos municípios.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Axixá e São Bento tem mortes por Covid-19 confirmadas

Publicado

em

Mais duas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio, foram oficializadas pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico, nesta quarta, dia 2. Os óbitos foram em Axixá, ocorrida em 19 de julho e em São Bento, no último dia 24 de novembro.

A vítima de Axixá, foi uma mulher de 77 anos, sem comorbidades. Ela morreu no Hospital INCOR Santa Mônica, na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão.

Já a vítima de São Bento, também era mulher, de 33 anos, com hipertensão. Ela faleceu no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Curso de Letras da Unitins promove roda de conversa com o tema “Literatura para quê?”

Publicado

em

O curso de Letras, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, promoveu na quarta-feira, 25, uma roda de conversa com o tema “Literatura para quê?”. O evento contou com a participação da professora Cláudia Lúcia Coelho Lopes, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), docente de Literatura na rede privada de ensino em Araguaína. A roda de conversa foi direcionada para os acadêmicos de Letras do 6º período. Evento aconteceu de forma remota com transmissão via Google Meet.

De acordo com a professora mestranda Rosana Quadros Santos Leite, idealizadora da ação, o objetivo do evento foi proporcionar aos acadêmicos uma reflexão sobre o ensino da literatura “e de como ela pode ser trabalhada em sala de aula com uma função libertadora no processo de ensino aprendizagem”, ressalta.

A acadêmica Nayara Régia avalia que “a roda de conversa proporcionou aos estudantes mais conhecimentos sobre a temática abordada, pois nós, como futuros professores de Língua Portuguesa e Literatura, temos que compreender a importância da Literatura na sociedade, pois em breve estaremos contribuindo para a formação de jovens leitores,” defende. 

A coordenação do curso de Letras entende que cada vez que o acadêmico se aproxima das práticas escolares que a universidade proporciona, ele fortalece seus valores intrínsecos no âmbito da formação pedagógica se percebendo como sujeito professor e o habilitando para prática docente no mercado de trabalho. (Ruy Bucar)

Continue lendo
publicidade Bronze