Connect with us

Bico do Papagaio

Planos de resíduos sólidos são apresentados em audiências

Publicado

em

Sem título

Tiveram início nesta segunda-feira, 27, e seguem até o dia 4 de junho as audiências públicas para apresentação dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), propostos aos 10 municípios que recebem influência da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE – Estreito). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES) participa dos encontros realizadas pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE). O objetivo da Secretaria é verificar se os planos atendem as exigências mínimas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O secretário da SEMADES, Alan Barbiero, esclarece a importância do alinhamento dos itens previstos no plano municipal com os requisitos exigidos no plano nacional. “Esse consenso é o que vai garantir condições para que os municípios possam ter acesso aos recursos da União e a financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para execução das políticas de resíduos sólidos dos municípios”, explicou.

Os planos municipais devem contemplar o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos local, a identificação de áreas favoráveis para disposição final do lixo e a possibilidade de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios. Já para a fase de execução do Plano, devem ser realizados programas de educação ambiental e capacitação envolvendo cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

As audiências públicas estão sendo realizadas em Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Darcinópolis, Babaçulândia, Goiatins, Barra do Ouro, Tupiratins, Itapiratins, Palmeirante e Filadélfia. (Cleide Veloso/Foto: Frederick Borges)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ANANÁS: Com registro de novo óbito, município é o 3º do Bico em mortes por Covid-19

Publicado

em

Foi confirmada nesta quarta, 20, a 17ª morte por Covid-19, no município de Ananás, no Bico do Papagaio. As informações estão no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

A vítima é um homem de 78 anos, com hipertensão e faleceu na segunda, dia 18, no Hospital de Ananás.

O município é o terceiro em número de mortos pela doença, atrás de Araguatins com 31 óbitos e Tocantinópolis com 24.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mercado Municipal e Feira Coberta passarão por reforma

Publicado

em

O Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa e a Feira Coberta do Município Antônio Goiano de Lucena passarão por reformas e adequações na estrutura para melhor atender às necessidades da comunidade local.

As melhorias vão priorizar medidas sanitárias e de saúde pública. A ideia é que as obras ofereçam otimização do local, proporcionando maior segurança para atender aos moradores, turistas e profissionais locais.

Continue lendo
publicidade Bronze