Connect with us

Tocantins

Polícia Científica do Tocantins tem projeto aprovado para análise tecnológica de pessoas desaparecidas

Publicado

em

O Instituto de Medicina Legal (IML), unidade vinculada à Polícia Científica do Tocantins, participará de um projeto para implementação de um fluxo de cooperação na análise tecnológica de perícias em pessoas desaparecidas. O resultado do edital do Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses, (PROCAD-CAPES), voltado para a cooperação acadêmica com os Institutos de Perícia Oficial, foi publicado nesta semana.

O projeto é coordenado pelos professores da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP-SP), Rodolfo Melani e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU), Sérgio Vitorino. O projeto tem ainda a participação de peritos atuantes e professores da Faculdade de Engenharia e Biomédica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), do Centro de Tecnologia da Informação (CIT) Renato Archer e dos Institutos de Medicina Legal do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e Roraima.

Na prática, o projeto visa desenvolver e aplicar técnicas de reconhecimento e identificação de pessoas desaparecidas por meio de imaginologia tridimensional, morfologia facial e reconstrução facial forense colaborando para que, os casos existentes nos Institutos de Medicina Legal sejam reconstruídos e divulgados para possível reconhecimento.

Benefício

Para a superintendente da Polícia Científica Dunya Spricigo, o maior ganho com a viabilidade do projeto está na capacitação dos peritos oficiais, cujo objetivo principal é atender a sociedade por meio da ciência e de uma perícia criminal de ponta. Para o diretor do Instituto de Medicina Legal do Tocantins (IML-TO), Luciano Fleury, os ganhos do projeto são inúmeros, com destaque para o fomento de pesquisas científicas com as universidades parceiras.

 A perita oficial e odontolegista, Georgiana Ferreira Ramos, que participa na equipe executora do projeto no Tocantins, ressalta que o projeto desenvolverá o conhecimento e a tecnologia da Perícia aumentando assim as chances de identificação por meios objetivos de comparação. Para o Tocantins, o desenvolvimento do projeto significa a possibilidade de identificar ossadas que estão sob a custódia do IML.

O professor doutor da UFU, Thiago Beaini, por sua vez, destacou que projeto pretende desenvolver e aplicar técnicas de reconhecimento e identificação de pessoas desaparecidas, fixando parcerias para realizar Reconstrução Facial Forense de maneira digital e sistemática, promovendo pesquisa e avanço científico e aplicação direta nos processos periciais.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins acumula 113.924 casos de Covid-19 com 1.526 óbitos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 28 de fevereiro, foram contabilizados 338 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 97 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 359.932 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 113.924 casos confirmados da doença. Destes, 101.612 pacientes estão recuperados e 10.786 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.526 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Seis mortes por Covid-19 são confirmadas no Tocantins nesta sexta dia 26

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, foram contabilizados 788 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 215 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 357.025 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 112.823 casos confirmados da doença. Destes, 101.042 pacientes estão recuperados e 10.272 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.509 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Superintendente do Sebrae Tocantins discute projetos para MPE em Brasília

Publicado

em

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira, 25/02, em Brasília-DF com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça. Na pauta foram discutidos projetos importantes e de interesse das micro e pequenas empresas que estão em andamento no Congresso.

Moisés Gomes comentou que estes projetos que estão em discussão irão contribuir com um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento e a produtividade dos pequenos negócios num momento tão delicado como este causado pela pandemia.

“Aproveitamos também para discutir pontos importantes relacionados à implantação abrangente do Cidade Empreendedora no país. Este projeto terá o objetivo de tornar os municípios muito mais competitivos na gestão pública e no fomento ao fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o superintendente, acrescentando que no mês de março iniciará um circuito de visitas nos municípios tocantinenses para tratar sobre esta pauta.

Continue lendo
publicidade Bronze