Connect with us

Tocantins

Polícia Civil do Tocantins alerta para golpe que usa a Delegacia Virtual como isca para captação de dados

Publicado

em

A Polícia Civil do Tocantins alerta a população que a Delegacia Virtual não envia email para comunicar qualquer tipo de denúncia. Trata-se de um golpe cibernético para captura de dados do internauta. O único procedimento realizado pela Delegacia Virtual é a validação do Boletim de Ocorrência (BO) pela pessoa que registrou seu BO virtualmente. Conforme o supervisor das Centrais de Atendimento e da Delegacia Virtual, delegado Israel Andrade, a pessoa recebe no e-mail por ela cadastrado um número de protocolo com o qual poderá acessar o BO. Não há nenhum outro tipo de solicitação para o usuário.

No golpe que está sendo aplicado, a pessoa recebe um e-mail como se fosse da Delegacia Virtual, no qual é solicitada a confirmação de um boletim de ocorrência e informa que há uma denúncia virtual em seu nome e no seu CPF. Conforme orienta o delegado adjunto da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), Claudemir Luiz Ferreira, jamais clique no link disponibilizado neste tipo de e-mail.

O Delegado explica que ao clicar no link, o usuário será direcionado a ambiente virtual controlado por criminosos que objetivam a captura de dados para cometimento de crimes. São dados como o CPF, bancários e senhas. Neste tipo de golpe, há também a possibilidade de ao clicar no link o usuário ter o seu equipamento invadido por um vírus espião.

Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, não abra e-mails, cujos destinatários não conheça; instale um bom antivírus em seu equipamento e faça varreduras periódicas para detectar a presença de vírus. Caso aconteça de ser vítima desse tipo de golpe, procure a Delegacia de Polícia mais próxima de sua casa e registre um boletim de ocorrência. Em Palmas, a população pode procurar a Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze