Connect with us

Pará

População de Tailândia ganha UCI para atendimento de casos mais graves

Publicado

em

O Governo do Estado inaugurou na manhã de sexta-feira, 01, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Geral de Tailândia, que contará com 10 leitos, sendo seis para pacientes adultos, três para crianças e um leito neonatal. A unidade funcionará em regime semi-intensivo para receber pacientes em estado grave, que terão seu quadro de saúde estabilizado para, então, serem transferidos para outro hospital ou para outra unidade dentro do próprio HGT. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do Estado, do município e membros da diretoria do Hospital Geral, além da representante do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra o HGT desde julho deste ano.

O secretário especial de Estado de Proteção e Desenvolvimento Social, Adnan Demachki , ressaltou em seu pronunciamento que, desde que o Estado assumiu o HGT as melhorias vem crescendo e se tornando mais perceptíveis aos usuários. Esse é o desejo do governador Simão Jatene, que apesar de não ter conseguido estar aqui hoje, fez questão de mandar sua mensagem e ressaltar que a saúde é prioridade em seu governo”, destacou o secretário, revelando que até o final do governo serão inaugurados um total de 1.200 leitos. Para Adnan Demachki, isso significa mais atenção à saúde.

Integrante da comitiva governamental, a secretária adjunta da Sespa, Heloisa Guimarães, destacou a alegria em poder compartilhar desse momento. “Para nós é motivo de muita satisfação poder voltar aqui depois de quatro meses para a realização desse, que era um anseio de toda a população da região. Esse novo serviço vem trazer mais tranquidade às famílias de Tailândia e municípios vizinhos”, comentou, justificando que a UCI conta com  equipe de intensivistas e isso faz toda a diferença na primeira hora de atendimento de um acidente. É nessas primeiras horas que se consegue salvar 80% das vidas”, disse. Ela também ressaltou a importância do acesso ao serviço, a disponibilidade de equipamentos, medicamentos, equipe treinada e fisioterapia para posterior finalização do atendimento.

Heloísa Guimarães também fez questão de ressaltar a importância dos Hospitais Regionais e citou o setor de ortopedia como um das maiores avanços do HGT, pois antes disso essa especialidade só existia nos grandes centros. “Antes, os pacientes esperavam de seis a oito meses na fila para conseguir uma cirurgia. Hoje você consegue isso em uma semana, no máximo”.

Logo em seguida, a gerente administrativa do INDSH, Eneida Peçanha de Vasconcelos, ressaltou as melhorias significativas registradas em apenas quatro meses de gestão do HGT, em parceria com o Governo do Estado. “Agora temos condições reais de atender as necessidades dos nossos usuários. E o nosso objetivo é melhorar cada vez mais o atendimento. Por isso faço questão de agradecer a confiança de todos”, declarou.

Para o diretor administrativo e financeiro do HGT, Izair Polack, a inauguração da UCI vem somar-se aos serviços já oferecidos. Hoje, temos oito médicos 24 horas para atendimento de nossos usuários. “Agora , com o apoio do governo do Estado e da prefeitura local, vamos empenhar todos os esforços para atender e contemplar a população de Tailândia”.

O prefeito de Tailândia, Ney da Saúde, parabenizou a iniciativa e agradeceu a todos pelo esforço e empenho. “O acesso à saúde é um desafio e, para garantir um serviço de qualidade é necessário o comprometimento do Governo, que implementa ações que asseguram a cidadania do povo de Tailândia e do Pará. Parabenizo o Governo, o instituto e a direção do HGT e todos envolvidos em busca de uma saúde cada vez melhor”.

Participaram do evento, também, o secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa; a vice-prefeita de Tailândia, Maria Júlia Celestino; o secretário municipal de Saúde, Luciano Tambaroti; a diretora executiva do Hospital Regional Público do Marajó, Cleide Rillo; o chefe de gabinete da prefeitura, Biligan da Silva Cunha; a vereadora Fátima do Turi; Arthur Lobo, da Sespa.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Homem e dois adolescentes foram encontrados baleados dentro de ônibus no interior do Pará

Publicado

em

Um homem e dois adolescentes foram baleados com vários tiros e amordaçados dentro de um ônibus no residencial Goiânia em Capitão Poço, nordeste do Pará.

Um dos adolescentes morreu no local com tiro na cabeça e os outros dois ficaram gravemente feridos.

As vítimas foram encontradas por moradores no ônibus abandonado em área de mata, por volta das 10h30. As pessoas chegaram a entrar no veículo e fizeram imagens.

A Polícia Militar chegou às 15h30 no local, nas proximidades de um ginásio de esportes. Segundo a PM, ninguém no local soube dar informações sobre o caso, “imperando a lei do silêncio”.

As vítimas foram identificadas como Reinaldo Brito da Silva, de 23 anos, e os adolescentes A. C. V. C. e E.S.V. Dois deles foram transferidos para Belém.

Em nota, a Polícia Civil informou que, durante as buscas no ônibus, foram encontradas cápsulas de armas de fogo e que o caso está sendo investigado pela polícia local, com apoio da Coordenadoria de Operações Especiais, Diretoria de Polícia Especializada, Diretoria de Polícia do Interior e da Superintendência da 6º Região Integrada de Segurança Pública (RISP) Caeté.

Até então, a motivação e a autoria do crime ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Pará

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA: Colisão entre caminhão e carreta deixa homem carbonizado na Transamazônica

Publicado

em

Um grave acidente entre caminhão baú e uma carreta foi registrada nesta segunda-feira (18), na rodovia Transamazônica (BR-230), em São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará. Uma pessoa ficou presa nas ferragens e outra morreu carbonizada.

A carreta ultrapassou o corrimão de proteção e o condutor ficou preso nas ferragens. Ele foi retirado com vida e encaminhado para o Hospital Regional de Marabá.

O caminhão baú entrou em combustão e um dos passageiros teve o corpo carbonizado e morreu no local. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi conduzido pelo SAMU a uma unidade de saúde da região.

Continue lendo

Pará

Vacinação contra Covid-19 começa no Pará

Publicado

em

A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém. Em seguida, a técnica de enfermagem Marielza da Silva Monteiro, 57 anos, também recebeu a primeira dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia, no Hospital de Campanha de Belém.

A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Hangar, Centro de Convenções, mesmo lugar onde funciona o hospital de campanha da capital. O ato foi acompanhado pelo governador do Pará, Helder Barbalho e pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues, e de Ananindeua, Dr. Daniel.

Durante a cerimônia também foi realizada a primeira imunização do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. O enfermeiro João Bernardo, 37 anos, que trabalha no combate a pandemia foi o terceiro a receber a vacina.

As 173 mil doses de vacina devem imunizar cerca de 86 mil pessoas no Pará. De acordo com Helder, o carregamento que já está no estado precisam garantir as duas doses que cada pessoa imunizada.

Continue lendo
publicidade Bronze