- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Portal do Bico recebe primeira reunião do Colegiado de Gestão de 2011

Mais Lidas

A regional de saúde Portal do Bico foi a primeira a receber as reuniões do Colegiado de Gestão Regional em 2011. As reuniões são realizadas pela Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com as SMS – Secretarias Municipais de Saúde e iniciaram nesta quarta-feira, 4, em Tocantinópolis.

A região de Saúde do Portal do Bico engloba os municípios de Aguiarnópolis, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras, Santa Terezinha e Tocantinópolis, e da Região de Saúde do Bico do Papagaio, composta pelos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Praia Norte, Sampaio, São Bento, São Miguel, São Sebastião e Sítio Novo.

Na primeira reunião, várias discussões e questionamentos acerca de assuntos como pactuação entre microrregiões e macrorregiões, regulação de consultas e de atendimento médico especializado, procedimentos de média e de alta complexidade, foram amplamente debatidos entre os gestores municipais e os técnicos representantes do gestor estadual.

Para a secretária municipal de Tocantinópolis, microrregião responsável em atender as demandas de média complexidade da região de Saúde do Portal do Bico, Maria da Conceição Marinho de Faria Rego, a presença dos representantes da Sesau é uma forma do gestor estadual tomar ciência dos anseios da população, por meio do levantamento das problemáticas, para assim tomar as devidas providências que cada caso requer. “As reuniões do colegiado com os técnicos da Sesau funciona como um elo de ligação entre nós, gestores municipais e o gestor estadual. Por meio dos técnicos, nossas reivindicações chegam ao secretário que, por sua vez, dá encaminhamento e resolução para as nossas demandas”, ressalta.

“A ação é um instrumento formal que respalda nossas necessidades de maneira documentada. Vejo a iniciativa como forma de lutar pela concretização de um SUS [Sistema Único de Saúde] ideal”, afirma José Neto Brito da Silva, secretario municipal de Luzinópolis.

Durante o evento, informes, notas técnicas e informações de diversas áreas técnicas da Sesau, como por exemplo, a Coordenação de Doenças Transmissíveis, DST/AIDS, e Hemorrede, foram repassadas aos secretários, para que os mesmos possam disseminar para a população de seus respectivos municípios.

A próxima reunião do CGR com os gestores municipais da região que engloba os municípios do Portal e do Bico do Papagaio está prevista para ser realizada nesta quinta-feira, 05, em Augustinópolis.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias