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Maranhão

PORTO FRANCO: Pequenos produtores fornecerão mandioca para produção de cerveja da AMBEV

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Na sexta, dia 11, representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), da AMBEV, empresa dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água, e também representantes da gestão municipal, para discutir parceria para fornecimento de mandioca da agricultura familiar para a produção de cervejas.

Ficou acertado que os produtores de mandioca de Porto Franco, devem procurar a Secretaria Municipal Agricultura, de segunda a sexta, das 08h às 12h para realizarem o cadastro.

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Maranhão

AÇAILÂNDIA: Assinada ordem de serviço para o Centro de Referência da Juventude

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O ato aconteceu na manhã desta terça, 27, no gabinete da Prefeitura Municipal, onde o Governo do Estado, através das secretarias de Educação (SEDUC) e Juventude (SEEJUV), em parceria com a Prefeitura de Açailândia, e o prefeito Aluísio Sousa, assinaram a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Referência da Juventude na Região Tocantina.

O Centro de Referência será implantado na Vila Ildemar no complexo já existente, Baianão. Após a reforma serão implantados equipamentos que atenderão à toda a juventude da região tocantina.

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Maranhão

AÇAILÂNDIA: SEAGRI entrega produto para correção de solo à agricultores familiares

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A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAGRI), em parceria com a empresa Vida Produtos e Serviços de Desenvolvimento Ecológico, realizou a entrega de produtos produtos que têm por objetivo a correção da acidez e adubação do solo de propriedades rurais de base familiar, melhorando as condições do solo para a sua conservação, além de dar apoio técnico aos beneficiários por meio da Secretária de Agricultura.⠀

Segundo o secretário de Agricultura, Antônio Filho, foram cadastrados 50 produtores da agricultura familiar do município, e eles já estão recebendo o produto e orientações de como usá-lo em suas propriedades.⠀

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Maranhão

IMPERATRIZ: Unidades Básicas de Saúde retomam horário normal para marcação de exames

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Nesta segunda-feira, 26, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devido à pandemia estavam com funcionamento reduzido em algumas áreas, retomam suas atividades normais. As unidades Milton Lopes e Sanharol, além de terem retornado a realização de todas as especialidade médicas ofertadas pelo município, também voltam a fazer regulação e marcação de exames nos dois turnos, de 8h às 12h, e de 14h às 17h. UBS Ouro Verde, que está em reforma, também retorna assim que concluídas as melhorias na unidade.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, informa que o que ocasionou fila de espera na marcação de consultas e exames especializados na UBS São José foi a chamada demanda reprimida. “Muitos procedimentos estavam reduzidos em função da pandemia. As próprias pessoas estavam evitando consultas e exames com medo de contrair a Covid-19. O retorno das marcações em geral e inserção de novos procedimentos no sistema, atraiu mais gente do que o esperado”.

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Auditoria dos Três Poderes, implantará mais 4 pontos de regulação e marcação de exames e consultas na cidade. Para contribuir com o trabalho das três UBS’s, que já possuíam esses serviços, mas estavam servindo como referência para o tratamento e combate da Covid-19, as unidades do Sebastião Régis, Itamar Guará, Teotônio Vilela e Bom Sucesso também ofertarão os mesmos procedimentos para a população.

O coordenador da Auditoria, Esmerahdson de Pinho, explica que “os novos pontos de marcação e regulação de exames serão equipadas com computadores modernos e profissionais reguladores treinados pela auditoria. A curto prazo foi autorizado também pela Secretaria de Saúde o estudo de viabilização e implantação do 1º Call Center do SUS do Sul do Maranhão, onde uma equipe de profissionais manterá um contato permanente com os pacientes, informando sobre agendamento e execução de procedimentos ofertados pelo município”.

Ainda de acordo com o auditor, “essas ações buscam enfrentar a forte demanda que agora começar a surgir devido ao sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, onde grande parcela da nossa população já foi contemplada e que ganham confiança e passam a buscar demais atendimentos na área da saúde.

A secretária Mariana Jales informa ainda que “além de todas essas ações já mencionadas, buscaremos agora aumentar o quantitativo desses serviços, no intuito de melhorar ainda mais o atendimento, humanizando essa relação com nossos usuários”.

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