Connect with us

Tocantins

PORTO NACIONAL: SENAR realiza dia de campo em parceria com o Grupo Wink

Publicado

em

Na tarde deste sábado (29), na Fazenda Alto da Serra, no município de Porto Nacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO), realizou dia de campo em parceria com o Grupo Wink, além de produtores rurais, participaram do evento alunos da faculdade CNA, do curso Técnico em Agronegócio do SENAR, alunos dos cursos de capacitação do Programa ABC Cerrado e jovens do programa CNA jovem.

Além de conhecer novas tecnologias, máquinas e implementos, agrícolas voltados para o plantio de grãos; os alunos participaram ainda da palestra sobre Sucessão Familiar no Agronegócio, com demonstração de estudo de caso da propriedade Mona, localizada no município de Paraiso do Tocantins.

A palestra foi realizada por um dos sócios da fazenda Mona, o senhor Igor Avelino, que falou da importância em se ter um planejamento estratégico adequado dentro de uma propriedade, identificando os problemas a serem resolvidos e as soluções para tais.

O principal objetivo da palestra foi explanar para os alunos e produtores, como de fato deve funcionar a sucessão e a transição de comando em empresas familiares (exemplo da fazenda Mona), minimizando perdas e preparando o crescimento da propriedade.

Os principais pontos abordados no estudo de caso foram:

O que é e como fazer a sucessão familiar
Crise existencial dos herdeiros: continuar ou vender
Conhecimento tácito e conhecimento explícito
Como fazer a gestão do conhecimento familiar
Caso de sucesso na sucessão familiar da Fazenda Mona

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PecShow 2021 terá palestra do Sebrae

Publicado

em

Entre os dias 28 e 30 de outubro, será realizada a 3ª edição da Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente. A PecShow acontecerá no Parque Agrotecnológico de Palmas e é organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). A programação contará com palestra do Sebrae, durante a apresentação do Programa de Qualificação de Fornecedores de Bezerro, na quinta-feira, às 16h.

Segundo o coordenador de Agronegócios do Sebrae, José Daniel Tavares, o Programa visa promover o aumento da oferta de bezerros precoce de qualidade para recria na empresa âncora. “Isso é possível com o melhoramento genético, utilizando as técnicas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), e consultorias especializadas na intensificação do uso das pastagens para os produtores rurais fornecedores da AGROJEM no Tocantins”, destacou.

Para o Programa, estão previstas as consultorias para implantação, acompanhamento e monitoramento de 2020 a 2013 no sistema de intensificação no uso das pastagens para o período das águas, buscando o aumento da produtividade de @/hectare/ano; além das orientações no manejo nutricional das vacas do rebanho participantes do projeto para desmame de bezerros mais pesados.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, que também estará entre os palestrantes, ressalta a importância de participar da PecShow e de como o Programa de Qualificação Fornecedores de Bezerro pode auxiliar os produtores rurais. “A Feira busca incentivar a produção do rebanho tocantinense, com alta qualidade. Para impulsionar a produtividade, o Sebrae vai subsidiar 70% no valor total do investimento, tendo apenas a contrapartida de 30% do produtor, que será pago somente na venda dos bezerros a AGROJEM”, informou.

PecShow
A abertura da Feira será nesta quinta-feira (28), às 10h, no Parque Agrotecnológico de Palmas, e segue até sábado (30). O público irá conferir mais de 180 animais, entre touros das raças Nelore, Senepol e Tabapuã, além de ovinos Santa Inês e Dorper. A programação contará com a presença de pecuaristas, produtores, técnicos, acadêmicos e expositores.

“Serão três dias de troca de conhecimento e aprendizado direcionado à pecuária. A PecShow é mais um instrumento de incentivo aos produtores e faz parte da Política Estadual de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho – Mais Genética, que visa ao melhoramento genético na pecuária de corte e leite e, ainda, oferecendo opção aos produtores da pecuária familiar”, ressaltou o secretário da Seagro, Jaime Café.

A PecShow tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), entre outros parceiros. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins tem 9 novos secretários

Publicado

em

Junto com as nove exonerações, o Diário Oficial desta segunda, 25, trouxe nove novos secretários de Estados que vão ajudar o governador interino, nesses 6 meses previstos de mandato. Todos alinhados com Wanderlei Barbosa. Veja a lista:

Darci Martins Coelho, secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares
Afonso Piva de Santana, secretário da Saúde
Jairo Soares Mariano, secretário da Fazenda
Wlademir Costa Mota Oliveira, secretário da Segurança Pública
Joseph Madeira, secretário da Governadoria
José Humberto Pereira Muniz Filho, secretário de Parcerias e Investimentos
Marco Aurélio Giralde, presidente da Agência de Tecnologia da Informação
Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, secretário da Indústria, Comércio e Serviços
Sebastião Pereira Neuzin Neto, responder interinamente pela Casa Civil

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Abertas inscrições para novas turmas de cursos gratuitos na Praça CEU

Publicado

em

A Prefeitura de Araguaína por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer está disponibilizando mais de 65 vagas para os cursos de violão, break dance, incentivo à leitura e produção de bijuterias. As aulas são ofertadas gratuitamente na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), que fica no Setor Araguaína Sul 2. 

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 25, e seguem abertas até o preenchimento das vagas, disponibilizadas de acordo com o curso e a faixa etária. Para participar das aulas de violão, por exemplo, é necessário ter entre 8 a 15 anos, ao todo são 20 vagas. No caso do break dance, também é oferecida a mesma quantidade de oportunidades, podendo participar moradores com mais de 10 anos.

Já o curso de Incentivo à Leitura que tem como proposta trazer atividades lúdicas que estimulem a reflexão, curiosidade, criatividade meio dos livros, jogos e dinâmicas pedagógicas, podem participar alunos a partir de 6 anos, ao todo são 12 vagas. Para quem deseja ter uma renda extra, o curso de bijuteria oferece 15 oportunidades e as matrículas podem ser realizadas por pessoas com mais de 15 anos.

Como se matricular

As matrículas são realizadas na sede administrativa da Praça CEU, localizada na Avenida Tietê, ao lado do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

Os documentos necessários para se inscrever nas modalidades são:  cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Em caso do menor de idade, além dos documentos do aluno, anexar cópias da documentação do responsável.

Benefício para comunidade

O Projeto de Esporte e Cultura tem como objetivo beneficiar mais 20 mil moradores de setores como: Raizal, Tereza Hilário Ribeiro, Imaculada Conceição, Morada do Sol I, II e III, Setor Coimbra, Vila Patrocínio e Jardim das Flores.

Desde agosto, as aulas na Praça CEU estão atendendo gratuitamente mais de 135 alunos em aulas de futsal, break dance, iniciação teatral, flauta doce, vôlei e inglês, além de curso de bijuteria, grupo de terapia, oficina pedagógica com incentivo à leitura e atendimento social.

“É prazeroso ver as crianças, jovens e adultos sendo atendidos dentro de um instrumento da prefeitura que oferece várias modalidades de esporte, cultura e lazer e convívio social. Queremos desenvolver naquele espaço um padrão de atendimento que se torne referência nacional em breve iremos ampliar mais ainda nossos atendimentos”, afirmou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira. (Giovanna Hermice / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze